quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bares e restaurantes filiados à Abrasel terão cardápio em braile

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Pernambuco (Abrasel-PE) assinou nesta terça-feira, no Restaurante Papa Capim - em Boa Viagem, o convênio com a Secretaria de Turismo de Pernambuco/EMPETUR e com a Associação Pernambucana de Cegos (Apec), que estabelece a adaptação dos cardápios de bares e restaurantes para a linguagem do braile. A iniciativa faz parte do programa Turismo Acessível – Pernambuco sem barreiras, da Secretaria de Turismo de Pernambuco/EMPETUR.

Segundo o presidente da Abrasel-PE, Mário Jorge Carvalheira, Pernambuco largou na frente com esta iniciativa. “Esta é uma ação pioneira em todo o Brasil. É preciso que os proprietários dos restaurantes estejam atentos às alterações dos cardápios, para que sejam sempre atualizados em braile também. Com o cardápio em braile, estaremos respeitando o direito de ler, dos deficientes visuais”, disse Mário Jorge.

De acordo com o Secretário de Turismo, Silvio Costa Filho, 17,6% da população pernambucana possui alguma deficiência. “Em nosso Estado são quase 1,4 milhão de pessoas com deficiência. Precisamos criar a cultura da acessibilidade e agregar esse valor aos nossos atrativos turísticos. A Abrasel é referência quando se fala em restaurantes, por isso fizemos este convênio e pedimos aos donos de restaurantes não-filiados, que procurem a Abrasel para que esta faça o intermédio com a Apec”, finalizou o secretário.

O objetivo da ação é tornar os estabelecimentos gastronômicos acessíveis aos deficientes visuais, para que estes exerçam a sua cidadania e independência ao realizar um pedido. O valor inicial do convênio do Governo do Estado será de R$6 mil para adequar os 500 cardápios dos 250 restaurantes filiados à Abrasel, serão dois cardápios por restaurante. A meta é que o primeiro lote seja adaptado nos próximos 90 dias. A Apec será a encarregada de realizar a adequação dos menus em braile.

Para o presidente da Associação Pernambucana de Cegos (Apec), Antônio Muniz é uma alegria ver a materialização de uma luta se tornar real. “Eu me sinto cidadão com esta iniciativa. Nem sempre as pessoas que lêem pra mim, leriam como eu leio, com a agilidade ou o entendimento que eu tenho. Não que eu seja culto, mas quando a gente depende de outra pessoa, você fica em situação difícil. O melhor é ter a sua independência, a sua autonomia. E é assim que eu me sinto ao pegar um cardápio em braile.”, desabafou Antônio.

Além da assinatura do convênio, a Setur-PE lançou a cartilha do programa Turismo Acessível – Pernambuco sem Barreiras. O programa contempla, ainda, ações como Transportes Adaptados - que prevê taxis destinados a cadeirantes, Rotas Acessíveis – que contempla a elaboração de rotas turísticas acessíveis e a Blitz da Acessibilidade - que irá avaliar a acessibilidade dos destinos turísticos do Estado.

Serviço
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rua Ernesto de Paula Santos, 1.368/ sala 902, Boa Viagem
Fone: (81) 3465.7570
Site: www.abraselpe.com.br