quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Casa Jornal do Brasil, na Fliporto, movimenta palestras, exposição e noite de autógrafos

A Editora Fliporto pilotada por Eduardo Côrtes, idealizador da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas e produtor executivo do evento, de 05 a 08 de novembro, movimenta uma série de atividades e destaca, nesta 5ª edição da Fliporto, pela 2ª vez, a Casa Jornal do Brasil. A iniciativa acontece no Restaurante Capitania do Sabor, situado na Praça de Piscinas Naturais, em Porto, movimenta atrações todos os dias, das 17h às 22h e, nos dias 06 e 08, o espaço funcionará excepcionalmente das 15h às 22h.

O tema da casa é o Ano da França no Brasil, que motiva exposição fotográfica com registros de personalidades francesas em passagem pelo nosso país, a partir de 1959, clicados pelos profissionais do Jornal do Brasil. Entre as celebridades Michel Platini, Charles de Gaule, Brigit Bardot, François Mitterrand, Alain Prost, Jacques Chirrac, entre outros.

De acordo com o diretor institucional do Jornal do Brasil, Reinaldo Paes Barreto esta mostra representa os últimos 50 anos da vida brasileira que foram marcadas por franceses que estiveram no Brasil vivendo ou em visita. “Essas presenças são mais uma demonstração dos laços de entendimento que unem esses nossos dois países. Não somos, apenas, vizinhos territoriais na Guiana, mas parceiros na busca de uma cultura ocidental abrangente que nos aproxima desde o final do século XIX, pela arte, pelo cinema, pelo esporte, pela política e por aquele espírito de “audácia, tenacidade, coragem” com que André Malraux batizou Brasília”, ressalta.

Outra grande atração da Casa Jornal do Brasil, é a palestra de um dos jornalistas mais respeitados da Europa e do mundo e correspondente do Le Monde no Brasil, desde 1976, Jean Pierre Langelier. O profissional ministra no dia 06, às 19h, palestra sobre o tema “A visão francesa de imprensa” .

Em sua explanação fará um paralelo entre o poder e a imprensa na França enfatizando a politização do cidadão e dos dilemas éticos da profissão em seu país natal. Com mais de 35 anos de carreira, o profissional já foi correspondente do Le Monde na África e Oriente Médio e hoje é do Brasil. No currículo possui inúmeros livros publicados sobre política externa.

Também no dia 06, a partir das 20h, a pediatra e autora do livro João Cabral de Melo Neto - Retrato falado do poeta, Selma Vasconcelos, movimenta noite de autógrafos.

O atual diretor institucional do Jornal do Brasil, bacharel em ciências jurídicas pela faculdade Nacional de Direito, atual UFRJ e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura movimenta, a partir da 19h, do dia 07 de novembro, palestra sobre Eça de Queiroz. Às 20h, Cássio Cavalcante realiza noite de autógrafos do livro “Nara Leão: A Musa dos Trópicos”. No último dia da Fliporto a casa funciona das 15h às 20h, apenas para visitação. O espaço também disponibiliza o Open Bar patrocinado pela Cachaça Pitu.

Serviço
Casa Jornal do Brasil na Fliporto 2009
De 05 a 08 de novembro, das 17h às 22h
De 06 e 08, das 15h às 22h
Entrada franca
Informações: (81) 3552.1728