quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Shopping Recife se transforma em vitrine para o turismo rural

Quem gosta das belezas naturais que o campo oferece, trilhas, turismo de aventura, turismo cultural e histórico, banhos de cachoeiras, culinária pernambucana, cenários bucólicos e tranqüilidade, não deve deixar de conferir o que a Mostra de Turismo Rural de Pernambuco oferece até 01 de novembro, através de 16 estandes, incluindo os do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado de Pernambuco – SEBRAE/PE e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/PE, que revelarão destaques de 12 municípios pernambucanos, montados em uma área de 240,00 m², na praça de eventos do Shopping Recife.

O evento quer destacar o que muitos municípios oferecem em termos de equipamentos turísticos e ressaltar a infraestrutura existente neste segmento, capaz de atrair visitantes daqui e de fora do Estado. Durante a mostra, os responsáveis pelos estandes, movimentarão apresentações representativas da nossa cultura popular, presentes nos municípios abordados como maracatus, caboclinhos, papangús , entre outros apelos.

“A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE através da sua Comissão de Turismo Rural – COMTUR e com o apoio do SEBRAE que acredita nas potencialidades do nosso estado quando o assunto é turismo rural. A área oferece muitas possibilidades, gera empregos e pode ser melhor explorada. Queremos dar mais visibilidade a este segmento como uma das formas de aumentar a renda do produtor rural”, diz entusiasmado com a iniciativa, o presidente da FAEPE, Pio Guerra. O evento também conta com apoio da EMPETUR e do Banco do Nordeste.

“A intenção é aproveitar o grande fluxo de pessoas que buscam diariamente o shopping para divulgar a oferta de produtos de turismo no campo, que podem ser identificados como turismo verde, eqüestre, histórico, cultural, religioso, gastronômico, entre outros.”, adianta Luciana Petribú, presidente da Comissão de Turismo Rural da FAEPE.

A Mostra revela para um público ávido de sugestões, uma variedade imensa de opções de lazer que se contrapõem à vida urbana e que podem ser encontradas facilmente em locais como Bezerros, Bonito, Gravatá, Saloá, Vitória de Santo Antão, Carpina, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Ribeirão e São Benedito do Sul. Todos os equipamentos turísticos que movimentarão estandes na mostra do Shopping Recife integram a Comissão de Turismo Rural.

O que descobrir?

Durante a Mostra de Turismo Rural, os interessados poderão ver imagens, fotografias, filmes, entre outros e obter, por exemplo, informações completas sobre engenhos tradicionais e fazendas que estão em plena atividade agropecuária e com a estrutura de um hotel.

A 70 Km do Recife, em Nazaré da Mata, um antigo engenho transformado em pousada rural, o Cueirinha procura preservar suas características tradicionais, além de oferecer chalés, piscina, trilhas, charretes, caiaques, passeios de cavalo e outras comodidades para o turista.

O Engenho São Bernardo em Paudalho mostra da sua casa grande o desfilar dos romeiros para São Severino dos Ramos, abrigados num estacionamento para 400 ônibus com restaurante e banho de bica. Ademais, o Restaurante Sabor do Sertão, integra a propriedade, localizado na BR 408, Km 77 oferecendo cardápio diversificado da culinária regional.

A Pousada Fazenda Santa Fé em Bezerros, inaugurada em 2009, conta com 15 apartamentos decorados no estilo rústico-chic. Oferece arvorismo, passeios a cavalo, minizoológico, charretes, bicicletas e excelente infraestrutura para convenções, leilões, exposições, feiras e vaquejadas.

A Aparauá, em Ponta de Pedras, município de Goiana, é um espaço de Mata Atlântica ecologicamente preservado, ideal para o turismo ecológico e de lazer com práticas esportivas que variam do trekking, biking (cicloturismo), mountainbike e barcos. O espaço possui um anfiteatro no meio da mata e um centro de convenções integrado a Mata Atlântica que tornam o ambiente agradável quando acontecem atividades de educação ambiental e treinamento ou seminário para empresas. Visitações durante a semana devem ser previamente agendadas. Aos sábados e domingos, o horário é das 9h30 às 17h.

Os interessados em curtir a natureza, conhecerão novidades como o Parador Ayatana, em Serra Negra, a 12 Km de Bezerros possuindo chalés com ofurôs e uma infraestrutura de lazer com piscina, sauna, hidromassagem, espaço gastronômico, adega e bar, além de atividades recreativas. É um espaço muito procurado para lua-de-mel.

A Fazenda Brejo, localizada no município de Saloá, a cerca de 42 Km de Garanhuns em região privilegiada a 960 metros de altitude com 52 hectares transformados em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Oferece 20 apartamentos e 02 alojamentos com capacidade para 64 hóspedes, restaurante, haras, queijaria, piscina e todas as atividades inerentes a uma estância de férias.

Para quem gosta de cavalgadas e trilhas, o Eco Resort RUC, na Fazenda Engenho Cordeiro, em Carpina, propriedade surgida em 1867, a 65 Km da nossa capital. O espaço oferece ainda uma gastronomia totalmente regional, com destaque também para cachaça e licores rurais.

O Engenho Cachoeira, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul é outro expositor que integra a Mostra de Turismo Rural, em modalidade day use, no Shopping Recife. Ali, quem desejar pode praticar a pesca em açudes, conhecer a Cachoeira da Pedra Oca, andar de cavalo e almoçar provando doces e bolos caseiros. Em 1997 o Engenho Cachoeira além do plantio de cana de açúcar começou o plantio de flores tropicais, transformando-se num dos maiores fornecedores do estado.

Já no Itamatamirim Park, na Zona da Mata Pernambucana, palavra indígena (Pedra da Mata Pequena) terra dos engenhos e maracatus, no km 39 da BR 232, a 40 minutos do Recife, encontra-se ainda uma boa dica para quem quer praticar o turismo rural de lazer e aventura, oferecendo reserva de Mata Atlântica, açudes e rapel.

Na Casa de Campo - Engenho Angicos, no município de Itambé, temos movimentados passeios de charretes, trilhas para cavalgadas, cavalos, animais silvestres, mini campo de golfe, piscina, tênis, trilhas e pomar, sem faltar, é claro, a tradicional casa de farinha, bem como a oportunidade de tomar leite de vaca, no próprio curral.

Na Fazenda Betânia, na BR 101/PE 126, em São Benedito do Sul, você encontra conforto e comodidade com a tranqüilidade, ar puro, segurança e toda beleza do campo. A fazenda dispõe de 20 apartamentos confortáveis, com redes no terraço, área de lazer. Com passeios de charrete, cavalo, tratorete, salão de jogos, sala de TV com DVD, toboágua no açude, banho de bica, piscinas naturais, caiaques, campo de futebol, quadra de vôlei, pista de Cooper, ordenha matinal, criação de ovinos, galinhas, gansos, coelhos e pássaros de várias espécies. O restaurante tem capacidade para 70 pessoas. Dispõe também de um amplo salão onde é feito o forró pé de serra, eventos e confraternizações.

O já bastante conhecido Hotel Fazenda Portal de Gravatá, na BR 232, Km 82, em Gravatá, é um espaço bastante requisitado e que também marca presença na Mostra de Turismo Rural. Com restaurante, bar, parque aquático, suítes equipadas inclusive para pessoas especiais, oferece passeios de charrete e outras ofertas de lazer, o hotel também quer dar visibilidade aos seus serviços, com estande na exposição.

O Engenho Pedra do Rodeadouro, hotel fazenda com 12 chalés e 04 alojamentos, localizado em Bonito, na PE 103 Km 30, ganhou recentemente destaque na revista Globo Rural como um dos lugares mais bonitos do interior pernambucano. Além de oferecer trilhas em reserva ecológica é uma atração quando o assunto é esporte de aventura.

O Hotel Villa Hípica, recentemente inaugurado em Gravatá aquece o turismo de passeio, empresarial e hípico da nossa região. É rodeado de 70% de área verde e ecologicamente sustentável, com aquecimento de água utilizando energia solar. Oferece atividades de um hotel cinco estrelas, mantém também uma escolhinha de hipismo que pode ser desfrutada pelos hóspedes.

Serviço
I Mostra de Turismo Rural de Pernambuco
Até 01 de novembro
Shopping Center Recife 
Informações: (81)3464.6000