quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tela de Frans Post inspira oficina e esquete no IRB

A ação educativa do Instituto Ricardo Brennand movimenta neste sábado, 31, a partir das 15h, a 41ª edição do Peça a peça. A iniciativa permite ao público eleger uma obra do acervo, para receber inúmeras abordagens artísticas. Este mês, a ação será ilustrada pela tela de Frans Post, Fort Frederick Hendrick, pintada em solo pernambucano, no século XVII, e uma das sete obras feitas no Brasil pelo artista holandês. Inclusive, o empresário Ricardo Brennand é o maior colecionador do mundo de telas do pintor. Possui 20 e, 18 delas encontram-se expostas no IRB.

Para dar início à programação, o arte educador Carlos Lima fará visita mediada, às 15 horas, que trabalhará o tema paisagem. Partindo das representações do Brasil, realizadas por Frans Post, no século XVII, o educador irá propor ao público vivências estéticas e sensoriais que despertem seus cinco sentidos e que os possibilite construir, de forma imaginária, uma paisagem ideal. As narrativas sobre as paisagens idealizadas, construídas durante a visita, se desdobrarão numa oficina de arte postal, para toda a família, às 16h, no ateliê do IRB. No local os participantes criarão representações destas cidades ideais.

Enquanto o público visita a exposição e discute sobre as questões da paisagem e de suas formas de representação, as educadoras e contadoras de histórias Catarina Luizines e Isabela Moraes surpreenderão a todos com uma performance teatral que interromperá a visita. O objetivo desta iniciativa é criar fissuras nos conceitos preestabelecidos e levantar questões sobre o tema tratado a serem discutidos, investigados e respondidos pelo público participante. A performance terá duração de 15 minutos e poderá ocorrer em qualquer momento, a partir do início da visita, às 15 horas.

Serviço
41ª Edição do Projeto Peça a Peça – Tela Forte Frederick Hendrick
31 de outubro
A partir das 15h
Quanto: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,00 (Meia)
Informações: (81) 2121.0352/ 0354