quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Chuva de Poesia em Porto anuncia a 5ª edição da Fliporto

A Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), só acontece de 05 a 08 de novembro, mas o município de Ipojuca já começa a “respirar” literatura neste feriadão de 12 de outubro.Uma iniciativa inovadora vai fazer chover poesia em Porto. De ultra-leve o poeta e empresário Marcio de Souza lançará das alturas, cinco mil papelotes onde estarão escritas poesias de diversos poetas pernambucanos. Márcio, que também é poeta, promete que fará um evento ecologicamente correto, já que todos os papelotes serão recolhidos e, quem arrecadar o maior número deles, ganhará prêmios.

João Cabral de Melo Neto, homenageado deste ano da Fliporto, terá suas poesias divulgadas na chuva de poesia, assim como Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira e os contemporâneos Vital Corrêa de Araújo (autor da idéia), Arnaud Mattoso, Antônio Campos, Lucila Nogueira e outros.

A chuva de poesia é um antigo sonho de Vital Corrêa de Araújo, ex-presidente da União Brasileira de Escritores (secção PE)-UBE-PE, que assim se pronuncia: “A chuva de poesia é uma maneira lúdica de divulgar os poetas pernambucanos naquela praia maravilhosa”. A preparação do evento fica a cargo da Editora Fliporto, de Eduardo Côrtes, produtor executivo da festa literária.

O atual presidente da UBE-PE Alexandre Santos lembra que a entidade terá participação especial na Fliporto 2009, no local denominado Espaço UBE-PE, onde “haverá lançamento/autógrafos de livros e performances de grupos literários de Pernambuco”, completa Santos. O espaço UBE-PE vai acontecer no Restaurante TragaLuz, na entrada da vila.

Para complementar o evento poetas de grupos diversos percorrem as ruas de Porto recitando, fazendo performances literárias e distribuindo panfletos da festa literária.

Este ano, o lançamento da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, que conta com programação diversificada que inclui palestras, música na praça, cinema, gastronomia e muito mais, acontece nesta terça, dia 13, com almoço no Mingus, em Boa Viagem, para imprensa e convidados.

Serviço
Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas
De 05 a 08 de novembro
Informações: www.fliporto.net