sábado, 3 de outubro de 2009

Colégio São Paulo da Cruz promove Literarte 2009

Um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino em todo o mundo, atualmente, é o de formar leitores. Uma queixa constante dos professores é a de que a maioria dos alunos lê pouco, independente do estilo literário.

Para ajudar a mudar este cenário, a equipe de educadores do Colégio São Paulo da Cruz, de Belo Horizonte, desenvolveu o Projeto Literarte, feira que reúne as produções literárias dos alunos expressadas através de apresentações musicais e artísticas, peças de teatro e exposição das obras criadas em sala de aula. O evento, aberto aos familiares, também conta com a presença de editoras lançando novidades do mundo literário.

A Literarte 2009 será realizada hoje, entre 9h e 12h, e contará com participação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano). Os estandes serão montados no pátio do Colégio São Paulo da Cruz. A entrada é franca.

Entre as apresentações programadas, estão os projetos ‘Hora do Conto’ (Maternal III); A arte de contar histórias - Bichionário (Maternal III e 1º Período); Reciclar é cuidar (2º Período); Musicalização e movimento, com repertório de Cecília Cavalieri (Maternal II); Pequeno Escritor (2º ano); Natureza e Sociedade – Os Animais (1º Ano); Projeto literário do livro ‘O Peixe que não sabia nadar’ (3º ano); Vivenciando e expressando a história (4º ano) e Projeto literário dos livros ‘O colecionador de segredos’, ‘Os doze trabalhos de Hércules’ e ‘O menino do dedo verde’ (5º ano). Também haverá apresentação dos projetos desenvolvidos nas aulas de Espanhol (3º ao 5º ano) e de Educação Física (2º ao 5º ano).

Esta edição da Literarte contará com a presença de representantes das editoras Positivo, Lê, Ática, Moderna e Fonte Nova.