sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Congresso Médico de Pernambuco discute Bioética

Clonagem, eutanásia, fertilização in vitro e pesquisa com células tronco são algumas das práticas científicas e médicas que envolvem a Bioética, tema que diverge opiniões na sociedade. Com o objetivo de discutir sobre a ética que envolve estes procedimentos, o 39° Congresso Médico de Pernambuco, promovido pela Associação Médica de Pernambuco (AMPE), realiza, nesta sexta, dia 23, um fórum sobre o assunto. O encontro será realizado das 09h30 às 12h, e estará aberto aos profissionais de nível superior que tenham interesse em participar do debate.

O advogado especialista em bioética Paulo Vinicius Sporleder de Souza (RS) dará início ao fórum com a palestra “A natureza jurídica das novas tecnologias em Saúde”. Em seguida, o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Pernambuco, Josimário da Silva, fala sobre “Obstinação terapêutica X cuidados paliativos – A vida como direito ou como obrigação”.

O polêmico tema “Aborto – implicações éticas, jurídicas, sociais, e médicas”, será discutido pelo especialista em saúde materno-infantil Rivaldo Mendes (PE) e o encerramento ficará por conta do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, o médico José Eduardo Siqueira (PR), que abordará o tema “Indústria farmacêutica: beneficência ou conflito de interesse”.

A bioética envolve estudos de biologia, medicina, filosofia (ética) e direito (biodireito), e questiona a responsabilidade moral de médicos e cientistas. Há discussões ainda polêmicas sobre utilização de células tronco em terapias, fertilização in vitro, aborto, clonagem e eutanásia, temas que são dilemas éticos e provocam debates calorosos entre valores morais e as práticas realizadas no campo da saúde. As divergências se acentuam ainda mais, quando são abordados os aspectos legais dessas práticas e procedimentos, muitos ainda novos e pouco regulamentados.

Serviço
Associação Médica de Pernambuco (AMPE)
Rua Osvaldo Cruz, 393, Boa Vista, Recife – PE
Fone: 3423.5473
Site: www.ampe-med.com