quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fecomércio-PE leva empresários para a África

Estreitar relações com o empresariado africano (da África do Sul e de Angola, principalmente) e gerar negócios para os executivos do Nordeste. Estes são os principais objetivos da missão empresarial que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizará entre os dias 10 e 22 de outubro. “Visitando os países, descobrimos grandes oportunidades para empresários e instituições do Nordeste que têm em mente realizar negócios, parcerias e cooperação nesses países”, explica a coordenadora geral da missão, Margarida Collier, que esteve fazendo todo o levantamento da visita entre os dias 26 de agosto a 11 de setembro, nas cidades de Luanda (Angola) e de Joanesburgo (África do Sul).

Angola, em plena reconstrução, vai receber de braços abertos a comitiva do Nordeste da mesma forma como já vem fazendo com os brasileiros que lá estão, envolvidos com o grande projeto de reconstrução do país, sobretudo a infraestrutura que está viabilizando o desenvolvimento da república angolana. Contando com a participação efetiva do embaixador do Brasil em Luanda, Afonso Cardoso, foram definidas as estratégias de contato com o empresariado local e principalmente de logística (transporte e hospedagem para a comitiva do Nordeste).

No dia 12 de outubro, será realizado o seminário “Briefing sobre Angola”, com coordenação da embaixada. No evento, os participantes da missão irão ouvir especialistas e autoridades angolanas, como ministros e representantes de entidades financeiras que apresentarão informações sobre o país, suas oportunidades e desafios. Este encontro vai acontecer na sede da Empresa Seguradora AAA, em auditório inteligente, com cadeiras anti-pânico de última geração e ambiente acústico dispensando o uso de microfones pelos palestrantes.

O conteúdo programático deste dia, que se encontra na sua fase final de construção, será dedicado, exclusivamente, à comitiva do Nordeste, e inclui uma apresentação da Agência Nacional para o Investimento Privado - ANIPE. Angola, com seu crescimento acelerado, vem despertando interesse por parte de vários países, como exemplo os chineses, americanos, russos e italianos, além dos portugueses e brasileiros que têm maior facilidade já que falam a mesma língua dos angolanos. Esse momento vai ser ímpar para os nordestinos que passarão a ter um melhor conhecimento de como se instalar em Angola, aproveitando as diversas oportunidades que o país oferece.   

No mesmo dia, pela primeira vez em missões organizadas pela Fecomércio-PE, estará acontecendo um workshop exclusivo para o setor de Tecnologia da Informação (TI), com palestras de Cláudio Marinho (ex secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco), Edson Carvalho (presidente do Nectar) e Paulo Cunha (diretor do CIn/UFPE). Esta parte do evento será voltada para representantes de várias faculdades e universidades de Angola.

No dia 13, será a vez do seminário “Oportunidades de Negócios, Investimentos e Cooperação com o Nordeste do Brasil”. Neste dia, os brasileiros irão expor para os angolanos os potenciais de investimento da região Nordeste. Como, por exemplo, o Porto de Suape, o Porto Digital, o projeto Banco de Alimento do Sesc Pernambuco, entre outros. Depois, será dado início às rodadas de negócios. Este evento será realizado no Centro de Conferência do Hotel Trópico, em Luanda. Para as visitas técnicas, a comitiva poderá estar presente no Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas - INAPEM, Escola Nacional de Administração - ENAD, Sonangol, Feira Constrói Angola, bem como terão a oportunidade de conhecer Luanda Sul, com seus condomínios de luxo e o centro de convenção de última geração.

“As empresas brasileiras não estão mais interessadas apenas na venda de um produto ou na venda de um serviço para Angola. Todos os dias estão mais interessados em investir no país, em associar-se aos angolanos, em ser parte da reconstrução e do crescimento de Angola”, ressaltou o embaixador do Brasil em Luanda, Afonso Cardoso, durante o Fórum da Associação dos Empregados e Executivos Brasileiros em Angola - AEBRAN, realizado agora em setembro.  

África do Sul – Na África do Sul, a comitiva participará também de um seminário sobre Oportunidades de Investimento, Negócios e Cooperação com o Nordeste do Brasil, rodadas de negócios e visitas técnicas. A missão chega na África do Sul no dia 17 e visita as cidades de Joanesburgo e Pretória. O seminário, as visitas técnicas e a rodada de negócios acontecem em Joanesburgo e, em Pretória, a comitiva fará uma visita à embaixada, onde será recebida pelo embaixador.