terça-feira, 27 de outubro de 2009

A fotografia revela a pintura na nova mostra de José Paulo

A galeria Amparo 60 apresenta até 14 de novembro a mostra Retratos e Auto-retratos, de José Paulo. Trata-se de um novo momento de pesquisa do artista, no qual os usuais objetos e esculturas que permeiam sua poética, cederam espaço a uma preocupação pictórica que encontra solução em fotografias. São, ao todo, 29 obras que contam trajetórias pessoais de familiares e amigos de José Paulo, e também dele próprio, através de imagens ampliadas de envelopes dos remédios consumidos por essas pessoas.

Dentro de Retratos e Auto-retratos, José Paulo empreende uma busca artística de retorno à pintura. Porém, ao invés de usar essa linguagem para retomar a discussão, ele preferiu buscar elementos pictóricos na fotografia. O artista procura trabalhar questões formais - luz e sombra, cheios e vazios, variações cromáticas e composições - dentro das imagens dos comprimidos de medicações. Ou seja, as imagens são transformadas dentro do discurso da pintura. O objetivo é explorar a visualidade do objeto em sua composição real, é provocar uma transfiguração dos remédios para a pintura, buscando, pela ampliação, perceber os conteúdos pictóricos neles existentes.

Assim, a pintura torna-se o fio condutor que conceitua toda a mostra. Para José Paulo, além da busca pela pictorialidade, os remédios ainda representam uma outra discussão que o artista levanta sobre a pintura, a da dimensão da representação e do retratar. Houve a preocupação do artista em fotografar os remédios do jeito que foram disponibilizados pelos convidados. Há, então, fotos de medicamentos com cartelas completas, outras faltando alguns, outras amassadas, outras, ainda, com comprimidos pela metade. Essa forma de tratar as imagens revela a preocupação por representação biográfica, por retratamento dos personagens envolvidos. Haverá na mostra, também, toda uma parte reservada aos remédios consumidos por José Paulo, onde entra a dimensão do auto-retrato. O rastro biográfico deixado pelos usuários dos medicamentos interessa enquanto material poético. É a partir daí que a dimensão do retrato opera, quando a obra irá mostrar as particularidades dos personagens, suas esferas privadas, através do que (e de como) consomem.

Haverá, ainda, imagens de pílulas isoladas, espécie de estudos – esboços - dos retratos (que são as cartelas de remédios), segundo os artista. Essas imagens fascinaram pela riqueza das texturas, das sombras e dos detalhes, visíveis com a ampliação. Os comprimidos se dividem entre os banais - os evidentes enquanto comprimidos - e os mais complexos visualmente, que podem remeter à várias outras imagens. O artista preserva as marcas deixadas pelos usuários nos mesmos; impressões digitais, falhas, tudo tornou-se motivo de observação pictórica nas pílulas. Para José Paulo, Retratos e Auto-retratos é um discurso plástico dos medicamentos. A mostra nasceu de sua necessidade de experimentação plástica e, por todo o percurso dos trabalhos, fica evidente sua tentativa de quebrar o formato original do objeto, transformando-o, transfigurando-o para revelar toda a pictorialidade existente em uma simples cartela de comprimidos.

José Paulo - É artista com formação em pintura e escultura, graduado em arquitetura pela UFPE. Com carreira iniciada em meados dos anos 1980, participou de movimentos artísticos importantes na cidade - como a Brigada Henfil de Arte Mural - e foi um dos fundadores do espaço Quarta Zona de Arte. Recentemente, participou da X Bienal de Havana como artista convidado, expondo no Forte La Cabaña. Em 2007 participou como artista convidado da Bienal de Valência (Espanha) na mostra Outras Contemporaneidades. Acumula prêmios de pintura, arte mural e escultura pelo Salão de Artes Plástica de João Pessoa (1987) e pelo Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco (1989, 1991), respectivamente. Possui obras nas coleções do Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Recife), Museu do Estado de Pernambuco (Recife), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói) e no SESC Paulista (São Paulo).

Serviço
Exposição Retratos e Auto-retratos, de José Paulo
Até 14 de novembro
De segunda a sexta, das 09h às 13h e das 14h às 18h; sábados das 10h às 13h
Galeria Amparo 60
Av. Domingos Ferreira, 92, Pina, Recife - PE
Informações: (81) 3325.4728  
www.amparo60.com.br