sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ingredientes para um bom chef de cozinha

Responsável por encantar o cliente; despertar seu apetite; combinar e misturar sabores e aromas, texturas e cores, ser chef de cozinha é hoje uma profissão em ascensão, que confere prestígio e até mesmo glamour a quem resolve se dedicar ao segmento. Até pouco tempo atrás, o cozinheiro, estivesse ele no início da carreira ou já reconhecido, não tinha tanto destaque. Ainda não existiam bons cursos a respeito e as pessoas ‘viravam’ cozinheiros, sem nenhuma preparação para a função e o futuro dela.

Hoje, este profissional da cozinha ganhou status de celebridade, com presença valorizada em festas e restaurantes das cidades. Prova deste reconhecimento da profissão é o grande número de festivais gastronômicos espalhados pelo país, premiando as inovações e criações desses alquimistas da culinária.

Um fator que contribui para o crescimento deste mercado é o novo estilo de vida da sociedade contemporânea que, na correria das grandes cidades, faz com que a procura por refeições rápidas e alimentos prontos aumente consideravelmente. Além disso, o aumento dos restaurantes de culinária sofisticada e temática exige cada vez mais dos chefs

Atualmente, para que um profissional se destaque neste mercado, é necessário especialização e participação em treinamentos e cursos multidisciplinares, além de se interessar por conceitos de administração e gestão para gerenciar melhor a cozinha.

Profissionalização - Há seis anos atuando no mercado gastronômico mineiro, a chef Cida Gomes, professora de culinária e proprietária do Cida Gomes Atelier Culinário (Rua do Ouro, 696 – Serra), observa a necessidade de qualificação dos profissionais do segmento para uma atuação, ao mesmo tempo, especializada e abrangente, agregando conceitos de áreas afins.

Para atender esta lacuna do mercado e ampliar sua atuação, Cida Gomes fechou parceria com uma rede de parceiros para oferecer novos cursos profissionalizantes no Atelier Culinário, tanto para os chefs de cozinha, quanto para os interessados de outras áreas que desejam melhorar seu currículo.

Assim nasceu o projeto ‘RedeParceiros’ , para promover os tradicionais cursos de culinária oferecidos pelo Cida Gomes Atelier Culinário e também cursos de capacitação de mão de obra (empregadas domésticas, pizzaiolos, salgadeiras etc), cursos ligados à gestão empresarial e eventos culturais e gastronômicos.

Para dar início a essa nova fase, em outubro, o Cida Gomes Atelier Culinário apresenta os novos módulos “Capacitação para Pizzaiolos”, “Noivas e recém-casados: tudo sobre cozinha, economia e organização para a vida a dois” e “Seu estilo, sua marca: a imagem como estratégia de desenvolvimento”.

As novidades - O módulo “Capacitação para Pizzaiolos”, ministrado pelo chef Paul Nielsen, será no dia 17 de outubro, às 8h, com tópicos como história e evolução da pizza na gastronomia; a profissão e o mercado de trabalho; gestão dos produtos; estoque e noções gerais de gerenciamento do negócio. O investimento é de 180 reais.

Já o curso “Seu estilo, sua marca: a imagem como estratégia de desenvolvimento”, coordenado pela consultora de imagem e estilo, Júlia Bello, será no dia 31 de outubro, às 8h30. O objetivo do módulo é orientar as pessoas sobre a importância da imagem pessoal para atuação no trabalho e nos relacionamento em geral.

Os participantes dos cursos profissionalizantes receberão o certificado do Cida Gomes Atelier Culinário em parceria com o Centro de Referência de Capacitação Profissional (CeRCaP).

Sobre a RedeParceiros - O projeto foi idealizado pela chef Cida Gomes e tem como objetivo, através de parcerias estratégias com empresas e profissionais especializados, criar e promover cursos de capacitação profissional para áreas do conhecimento ligadas à gastronomia e afins.