quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Juízes visitam estudantes da rede estadual de ensino

Hoje, juízes do Trabalho deixarão de lado a atividade nos tribunais para atuarem voluntariamente como educadores, 
em um colégio da Rede Pública Estadual de Ensino. A aula na escola Dom Bosco, em Casa Amarela, será uma espécie de tira-dúvidas sobre questões ligadas à ética, à Justiça e à cidadania no Brasil. Ao longo do encontro, das 13h30 às 17h, os alunos também usarão o teatro, a  dança e a poesia para mostrar aos magistrados que fizeram bem a lição de casa e estão por dentro dos temas em discussão.

A Dom Bosco é a segunda instituição a receber a visita dos juízes este  ano. Ela e outras cinco escolas são atendidas pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido desde 2005 pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Sexta Região (Amatra VI). A iniciativa estimula a participação dos juízes na formação cidadã dos jovens do Estado, especialmente os mais carentes.

Até novembro, mais de 7,5 mil estudantes das escolas Dom Vital, Dom  Bosco, José Vilela, Padre Machado, Sizenando Silveira e do Ginásio Pernambucano terão recebido a visita dos magistrados. Segundo a coordenadora do TJC em Pernambuco, a juíza Carmen Richlin, os encontros são fundamentais para aproximar o Judiciário do jovem cidadão. É uma oportunidade para que os alunos esclareçam dúvidas e  tenham mais segurança em relação aos seus direitos e deveres na sociedade, afirma.