quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Livro Digital com tecnologia 3D é destaque da SBPC/PE na Bienal do Livro

Na década de 60, estudiosos como Michael Hart preconizava um novo e mais hábil futuro para os computadores do que a mera análise numérica. Para ele, esta tecnologia teria essencialmente papel na busca de informação. E, por isso, criou em 1971 uma invenção que iria revolucionar a forma de se acessar literatura: o Projeto Gutenberg, a mais antiga biblioteca digital que funciona ainda como um produtor de livros eletrônicos do mundo.

Tudo começou com a reprodução de uma cópia da Declaração de Independência dos Estados Unidos, num supercomputador Xerox Sigma V no Laboratório de Pesquisas de Materiais da Universidade de Illinois, onde estudava naquela época. Estava lançada assim a sua proposta de tornar acessível através da rede a comunicação e o conhecimento para todos, através de obras de literária em formato eletrônico: e-texto ou e-book, como é conhecido hoje.

As vantagens e os benefícios dessa mídia é destaque da SBPC/PE na VII Bienal do Livro de Pernambuco, até a próxima segunda dia 12, em estande que traz uma proposta de livro digital para conhecimento do público. “O uso das tecnologias é uma vertente importante da ciência moderna que poucos conhecem. É através delas que queremos desmistificar a imagem da ciência para o cotidiano da sociedade. E a Bienal é um espaço que congrega pólos e o público-alvo para nossa meta”, destaca o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Francisco Luiz dos Santos.

Coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, utiliza entre várias ações a difusão do livro digital para pesquisa, ressaltando sua acessibilidade com o uso das novas tecnologias. “Queremos ressaltar a presença cada vez mais latente da ciência e da tecnologia no dia-a-dia do indivíduo. Mas, também é nosso papel mostrar como associar a pesquisa com esta tecnologia, contribuindo para a criação da cultura científica e promovendo a consciência cidadã” , destaca Santos.

Para o secretário regional da SBPC/PE, o livro digital oferece vários benefícios e isso é mostrado num modelo da SBPC/PE, com projeto em 3D desenvolvido pela Mídias Educativas, que possibilita aos visitantes da feira acesso sincronizado à mesma página na web com projeção animada em terceira dimensão de imagem da tela. Com esta versão bibliográfica em multimídia, monitores mostram a forma correta de realizar pesquisas na internet por palavra chave, além de se integrar melhor nas novas tecnologias por meio de imagens em movimento e reprodução de sons. “Hoje, a biblioteca é o ‘mundo’ ou a web. E, por isso, nosso livro congregará uma vasta biblioteca científica para ajudar no processo de pesquisa dos visitantes da feira”, comenta Santos.

A Bienal acontece no pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, no Complexo Salgadinho. E integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, que acontece entre os dias 18 a 25 de outubro próximo. Coordenado no estado pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), o programa foi desenvolvida em 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia para o dia a dia do indivíduo, valorizando a criatividade, atitude científica e inovação para mobilizar da população, em especial crianças e jovens.

Novos meios - A SBPC se utiliza ainda da internet e das redes sociais da web para ampliar suas ações junto a parceiros e público geral, neste ano. Para mobilizar entidades e escolas estadual e das redes municipais da RMR e do interior do estado a integrarem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, que acontece de 18 a 25 de outubro próximo, criou página especial (www.semanact.mct.gov.br) para que todos parceiros e participantes possam cadastrar suas atividades. Neste caso, todo cadastramento é online e os interessados devem acessar o site e levantar maiores informações. Nela também é possível conferir a programação de todas as cidades integradas.

Esta programação também tem sido divulgada pelo twitter (snct2009), atualizado durante todo o dia, sempre de segunda a sexta, onde informações gerais das atividades de cada cidade envolvida no programa vão sendo registrados para o público, que pode acompanhar diretamente pelo endereço www.twitter.com/snct2009.

Os eventos cadastrados em Pernambuco estão sendo divulgados ainda neste blog exclusivo, criando pela comunicação da SBPC/PE, sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No http://snctpe2009.blogspot.com/, podem ser encontradas diariamente novidades sobre a programação e informações transmitidas pelos parceiros e entidades participantes de todo o estado.

E, enfocando a importância desta tecnologia para os dias atuais, a SBPC/PE a integra à leitura, durante a VII Bienal do Livro de Pernambuco, até o próximo dia 12. A entidade, responsável no Estado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, de 18 a 25 de outubro, trabalhará durante os 10 dias de Bienal com as possibilidades do Livro Digital para a pesquisa. A iniciativa é aproximar o público dos benefícios da tecnologia e desmistificar o conceito de cultura científica nos visitantes da Feira.

SNCT 2009 - Com o objetivo de promover e popularizar a ciência no Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega nesta sua sexta edição com uma série de atividades em Pernambuco. Sob a temática “Ciência no Brasil”, a comissão organizadora traz uma programação que envolve diversas ações e projetos relacionados, que são desenvolvidos por diversas entidades, mobilizadas e integradas nesta iniciativa na Região Metropolitana e em cidades do interior do Estado.

Durante oito dias, este trabalho será realizado com o apoio de cerca de 120 organizações e instituições parceiras, como o a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco, Espaço Ciência, Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA), Prefeitura de Caruaru, Instituto CEFET, Prefeitura do Recife, UFRPE, Instituto Oceanário, UFPE, PCR, UPE, CPRH, Fundaj, UPE, entre outros.

Cada parceiro do programa desenvolve atividades agendadas na página da SNCT 2009 (www.semanact.mct.gov.br), que são realizadas em dias e horários programados em espaços variados. Toda ação integrada à programação envolve monitores e profissionais qualificados, que ainda contam com o acompanhamento de professores e pesquisadores das diversas entidades. “A atividade é desenvolvida de forma a despertar o interesse do público para o nosso objetivo maior que é formar uma consciência cidadã através da cultura científica”, ressalta Santos.

Serviço
VI SNCT na Bienal do Livro 2009
Até 12 de outubro
Das 10h às 22h
Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções
Complexo de Salgadinho, Olinda