sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Prêmio Imprensa Embratel recebe 1.219 inscrições

O Prêmio Imprensa Embratel 2009 teve 1.219 trabalhos inscritos de todo o país em sua 11ª edição. São 956 trabalhos nacionais e 263 regionais concorrendo a 18 premiações. Nas categorias nacionais houve um crescimento de 67% nas reportagens Investigativas, Televisão e Rádio.

A participação de trabalhos dos jornalistas das mídias regionais apresentou aumento significativo no número de inscrições, principalmente nas regiões Centro-Oeste - que dobrou o número em relação a 2008 - e na Sudeste, com mais 38%

Os finalistas de todas as categorias serão conhecidos somente na última semana de outubro e a festa de entrega dos troféus será no dia 11 de novembro (quarta-feira), no Rio de Janeiro. O evento reunirá todos os finalistas para uma das maiores premiações do jornalismo brasileiro.

A 11ª edição do Prêmio Imprensa Embratel distribuirá R$ 166 mil (valor bruto) para trabalhos jornalísticos distribuídos em 17 categorias: cinco regionais, com mídia e tema livres; duas abordando o tema Tecnologia da informação, comunicações e multimídia, com mídia livre; e dez com temas nacionais: Jornal/Revista (tema livre); Televisão (tema livre); Jornalismo investigativo (mídia livre); Esportiva (mídia livre), Fotográfica (inclusive internet), Cinematográfica (imagens de reportagens de TV), Rádio (tema livre), Cultural (mídia livre), Econômica e Responsabilidade socioambiental.

Além dos 17 prêmios, o melhor trabalho jornalístico, escolhido entre os finalistas de todas as categorias, receberá o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.

A avaliação das reportagens inscritas levará em consideração a importância do assunto (relevância nacional ou regional), extensão da reportagem, qualidade da edição e esforço despendido pelo repórter para a sua realização, assim como a repercussão e os resultados obtidos.