domingo, 25 de outubro de 2009

Programação de rua movimenta o 14º Festival Internacional de Dança do Recife

Quem está de passagem pelas principais vias da cidade percebe que a dança está dominando todos os espaços. O 14º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) vai movimentar ruas e avenidas com o “Sinais de Dança” e o “Vídeocidade”, duas novidades do FIDR Rua que prometem chamar a atenção de todos.

Pela Av. Conde da Boa Vista, Av. Agamenon Magalhães, Parque 13 de Maio e Pina, sempre às 18h30, o público poderá conferir mais uma ação do 14º FIDR. Será o Vídeocidade que estará em cartaz, onde os pedestres terão acesso aos vídeos dos principais espetáculos de dança do festival, projetados nas paredes das avenidas.

Os primeiros vídeos serão projetados nas paredes da Av. Conde da Boa Vista, próximo ao cruzamento da Rua do Hospício. O Vídeocidade prossegue nos dias 26, 28 e 30 de outubro, no Parque 13 de Maio, Av. Agamenon Magalhães e Pina, respectivamente.

Já o “Sinais de Dança” terá como trilha sonora o barulho dos motores e os sons de buzinas dos automóveis. Dançarinos de dança contemporânea e Hip Hop de diversas companhias locais vão se apresentar em semáforos de grandes avenidas, no começo da manhã, das 7h às 9h, e no período da noite, das 17h às 21h. A ação funcionará como um convite ao público passante para participar do Festival.

Vários pontos da cidade servirão de palco para as apresentações. Quando o sinal estiver fechado, o grupo entra em campo com as coreografias que serão executadas sem música, para reforçar a atenção nos movimentos da dança. No roteiro estão a Av. Agamenon Magalhães, próximo ao Shopping Tacaruna e no cruzamento da Av. Rui Barbosa; Madalena, próximo ao Museu da Abolição; Encruzilhada, no cruzamento da Av. João de Barros com a Av. Norte; Pina, no final da Av. Conselheiro Aguiar; e próximo à Praça Sérgio Loreto, no Centro do Recife.