sexta-feira, 20 de novembro de 2009

JazzPorto 2009 traz novidades de peso ao melhor balneário do Brasil

Considerada nove vezes como a melhor praia do Brasil, Porto de Galinhas será palco de mais um festival dedicado ao jazz e ao blues. Entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, na Praça das Piscinas Naturais o ritmo será apresentado em shows e performances, todas com acesso gratuito, bem como, palestras sobre o assunto, circuito gastronômico e ações paralelas durante a 3ª edição do JazzPorto – Festival de Jazz e Blues de Porto de Galinhas, produzido pelo produtor Eduardo Côrtes (Editora Fliporto) em parceria com Giovanni Papaléo, músico integrante da Uptown Band. O investimento para a realização do Festival é de R$ 200 mil reais.

“O JazzPorto é um projeto que visa levar a cultura musical de qualidade para Porto de Galinhas, proporcionando mais uma opção de entretenimento para turistas e público em geral. Nosso objetivo é inserir o balneário no selecto calendário do circuito de festivais internacionais de Jazz e Blues”, explica Giovanni Papaleo.

Os ritmos que nasceram no início do século XX na região de Nova Orleans (E.U.A.) chegam com estilo e diversidade, em apresentações de peso, a maioria inéditas, entre nomes já consagrados e artistas em ascensão. “Nossa meta é receber um público presencial estimado em 15 mil pessoas, e de 300 mil entre assistentes e ouvintes pelos meios de comunicação em geral, via TV e Rádio e pela transmissão do evento em tempo real pela internet, através do portal oficial: www.jazzporto.com.br.

JAZZPORTO 2009 - Embalado com o tema “Do Mississipi ao Capibaribe”, referenciando a integração dos ritmos do Rio Mississipi (jazz e blues), com os ritmos do Rio Capibaribe (frevo, maracatu, baião e outros), o JazzPorto 2009 aproveita para prestar uma justa homenagem a um dos artistas populares de maior expressão, falecido em abril de 2009, aos 84 anos, Tavares da Gaita. “Tavares é um dos maiores nomes da nossa cultura popular infelizmente não teve em vida o reconhecimento que mereceu, sendo assim essa é apenas uma simples maneira de mostrar o nosso respeito, carinho e admiração, homenageando um grande mestre da cultura popular de Pernambuco”, esclarece Papaléo.

A convite dos organizadores, George Barbosa, um dos nomes mais consolidados nas artes plásticas em Pernambuco estará presente na 3ª edição do JazzPorto. O artista produzirá um grande mural dedicado a Tavares da Gaita e grandes nomes do jazz e blues, além de peças de cerâmica a serem distribuídas no circuito gastronômico àqueles que pedirem os pratos do evento.

Um dos destaques desta edição é a presença de um dos nomes de maior referência do Jazz, o norte americano de Chicago, Stanley Jordan. Aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento, Stanley Jordan já se consolidou no rol dos músicos mais significativos de sua área em todo o mundo e se apresenta no JazzPorto pela primeira vez no sábado, 28 de novembro, às 22h, no Palco das Piscinas Naturais.

“Nossa expectativa para esse show é das mais entusiasmadas. A apresentação inédita do guitarrista promete agradar aos amantes do jazz e do blues, pois Jordan além de ser uma lenda do gênero, traz virtuosismo e talento para o palco”, revela Eduardo Côrtes.

A programação é um luxo a parte. Todas as atrações - com exceção da veterana Uptown, são novidades no JazzPorto, um deleite para o público em geral que poderá conferir as apresentações inéditas, gratuitamente. Vale ressaltar, que as apresentações que acontecerão durante o horário noturno poderão contar com jam sessions depois dos shows. Aos que estiverem curtindo o festival na praia, uma boa surpresa são as apresentações na rua da Street Jazz Band e nos polos gastronômicos. Ao todo são atrações que realizam pocket shows com performances intimistas, pertinho da platéia. Para abrir em grande estilo a ação, um coquetel será realizado na quinta (26), às 19h, no restaurante Traga Luz com a mais nova revelação do jazz nacional, a cantora Taryn Szpilman. Completando o circuito: a Esquina do Blues; a Jazz Blues Band; o trombonista Gilberto Cabral e convidados; Wallace Seixas Quartet que ‘relembra’ a trajetória musical do guitarrista Wes Montgomery; a Trifuzz e a Combo Trio se revezam em apresentações no seis restaurantes que integram o circuito gastronômico do Festival.

Serviço
JazzPorto – Festival de Jazz e Blues de Porto de Galinhas
De 26 a 28 de novembro
Shows na Praça das Piscinas Naturais
Acesso Gratuito
Informações:(81)3552.1728