terça-feira, 17 de novembro de 2009

Jornalista Sabrina Abreu lança livro com diferentes olhares sobre Israel

Misteriosa, sagrada e profana, tradicional e moderna, paz e conflito. Essas contradições são evidentes em Israel, a terra prometida por Deus aos Hebreus é também o berço do judaísmo.

Misturando pesquisa e entrevistas a muitas xícaras de chá tomadas dentro dos lares israelenses, a jornalista mineira Sabrina Abreu mostra o país por diferentes ângulos em seu primeiro livro “Meu Israel”, que será lançado hoje, às 19h, no Espaço Cultural Terraço Leitura. O livro foi publicado pela Editora Leitura. A noite de autógrafos tem entrada franca e é aberta ao público.

Sempre se distanciando dos estereótipos que costumam fazer referência ao país, a jornalista descreve no livro o que existe de melhor nas diferentes cidades israelenses – de Tel Aviv a Jerusalém, de Haifa a Eilat. Sendo assim, “Meu Israel” é um guia de turismo e um relato de viagens feitas com o objetivo de conhecer pessoas e desvendar costumes.

Segundo Sabrina, o “céu e a terra se encontram” no país. A região tem forte ligação com o sagrado, mas, ao mesmo tempo, o país é moderno e as liberdades individuais são asseguradas. Na opinião da jornalista, “’existem muitas formas de viver a vida e de sentir prazer no país. Não só vivendo uma rotina religiosa, mas também de modo bem terreno”.

“Lá, existe lugar para tudo para os momentos religiosos e de devoção e para os prazeres ligados ao sagrado ou farras mundanas. Prova disso é a capital, Jerusalém, considerada santa para as três maiores religiões monoteísta, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, onde é possível usar biquínis mínimos ao lado de mulheres religiosas, muçulmanas, por exemplo, que entram na água usando vestido longo e cobrindo os cabelos”, conta Sabrina.

Em contato com essa cultura, a jornalista encontra espaço para, em meio à modernidade e à tradição particulares da sociedade israelense, visitar templos de diferentes religiões, e entender um pouco desse povo sob a sua própria ótica.

No livro, o leitor é convidado a inteirar-se aos diálogos com cidadãos e imigrantes de diferentes etnias, que fazem com que aquela nação seja o que é. Segundo autora, vale descobrir o ponto de vista do adolescente sudanês refugiado em Israel; do árabe muçulmano que vive em Jerusalém Oriente; da primeira mulher a ser ordenada rabina e da octogenária sobrevivente do Holocausto, que saiu da antiga Tchecoslováquia e, hoje, vive bem perto do mar de Tel-Aviv.

O livro conta ainda com mais de 100 fotos das paisagens e pessoas encontradas pelo caminho da jornalista. A mistura de texto, imagem e entrevistas fazem de "Meu Israel” uma obra das mais delicadas, ainda que seja um livro forte, muitas vezes, e engraçado, em tantas outras.

Sobre a autora - Sabrina Abreu é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Imagens Midiáticas pela UFMG. Entre 2007 e 2008 viveu em Israel, de onde colaborou com revistas como Pequenas Empresas Grandes Negócios, Trip, Capricho, entre outras. Hoje, é editora da revista Ragga e do site Mundo Ela.

Serviço
Lançamento do livro “Meu Israel”, de Sabrina Abreu
17 de novembro
Às 19h
Espaço Cultural Terraço Leitura
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
Entrada Franca