terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sebrae realiza Seminário da Renda Renascença durante a Feira do Doce e da Renda de Pesqueira

A renda renascença, artigo típico da região às margens do rio São Francisco, terá destaque na 23ª Feira do Doce da Renda, que acontece em Pesqueira, entre 19 e 22 de novembro. O artesanato, feito pelas bordadeiras da região, será o tema para palestras do I Seminário da Renda Renascença, promovido, no dia 20, pelo Sebrae em Pernambuco. O objetivo é divulgar os produtos e trazer novos pontos de vista sobre o mercado e sobre a inovação como fator para agrega valor às criações. A pauta ainda inclui explanações sobre as políticas voltadas para região, beneficiando, com isso, as rendeiras. 

O evento começa às 8h30 e traz palestras com temáticas como Apresentação e Estruturação do artesanato no estado de Pernambuco”, “Agregação do Bordado Manual de Passira a Moda”, “Renda Renascença no mercado”, “Convênio e Projetos do Ministério e Desenvolvimento Agrário”. A programação engloba, ainda, o depoimento de rendeiras da região.

A abordagem do seminário enfoca o uso do artesanato na composição de vestuário como principal (saias, blusas, vestidos, acessórios) tendência de mercado e o objetivo a criação de novas peças que atraiam pela beleza e história, viabilizando uma produção maior e mais competitiva e rentável para as cooperativas e associações. A iniciativa atenderá, principalmente, aos municípios de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Passira e Varjada.

Oficinas – Ainda como parte da programação da feira, o Sebrae realiza, de 20 a 22 de novembro, uma série de  oficinas, voltadas para os produtores dos segmentos abrangidos pelo evento. As aulas possibilitarão tanto propiciar o aprimoramento técnico dos participantes, quanto mostrar-lhes novas possibilidades de produção.

As oficinas de 20 de novembro são: Biscuit (Em Vidro - Adulto e Criança), (17h às 19h), Fuxico (Adulto e Criança), (15h às 17h), Palha de Milho (19h30  às 21h30). Para o dia 21, estão programadas: Renda Renascença (14h às 16h), Bordado Manual (16h às 18h), Renda Renascença (19h às 22h). O dia 22 traz Brinquedos Educativos (Para criança) (14h às 16h).