domingo, 13 de dezembro de 2009

Tradição e modernidade guiam os novos passos da Fri-Sabor

Festa casamento Renata Campos Paulo Bivar Cardápio de sobremesas e plano de expansão marcam nova fase da tradicional sorveteria pernambucana, que acaba de chegar ao Shopping Guararapes

Em novembro de 2008, as irmãs Eduarda e Graça Petribú, do Grupo Petribú, encararam o desafio de assumir a gestão da tradicional sorveteria pernambucana Fri-Sabor, que tem mais de 50 anos de atuação no mercado pernambucano. Com a nova administração, a loja da Boa Vista, onde tudo começou, foi totalmente reformada, uma unidade foi instalada no Carrefour de Boa Viagem e, na quarta-feira, dia 2, a loja do Shopping Guararapes foi inaugurada oficialmente. No cardápio, os sabores de sorvete que fizeram o sucesso da marca foram mantidos, e outros foram acrescidos, todos preparados artesanalmente, com ingredientes de qualidade e frutas naturais. Agora, a novidade fica por conta das opções de sobremesa, criadas sob a consultoria do chef Douglas Van Der Ley, no cardápio da Matriz e do Shopping Guararapes. “A inclusão de sobremesas no cardápio era uma das principais solicitações do nosso público. Decidimos começar com cinco sugestões, que, sem dúvida, prometem agradar, e, posteriormente, ir acrescentando outras novidades”, informa Graça Petribú. As opções são: Fri-Gateau (bolinho quente de chocolate com calda de chocolate e uma bola de sorvete de baunilha), Brownie (bolo de chocolate com nozes, servido quente e acompanhado por uma bola de sorvete de baunilha), as Taças (duas ou três bolas de sorvete, com cobertura de chocolate, caramelo ou frutas vermelhas), e a Taça Super Fri (sorvetes de chocolate, stracciatella e menta com chocolate, além de calda de chocolate, farofa crocante e biscoito).

No quesito sorvete, a casa oferece 52 sabores, alguns disponíveis de acordo com a época das frutas. Os mais consumidos são os de coco, com 10% do total da produção, chocolate e baunilha, com 8%, cada, e doce de leite, que totaliza 6%. Há ainda uma linha de sorvetes cremosos italianos: amarena, gianduia, pistache, stracciatella, nozes, entre outros. 

Mudanças –
Neste último ano, diversas modificações foram implantadas durante o reposicionamento da marca Fri-Sabor no mercado: padronização do layout das unidades próprias, novas embalagens dos picolés e caixas de sorvete para viagem, melhoria nos processos de fabricação e aquisição de novos e modernos equipamentos para fábrica. O resultado é o aumento em 70% na produção de sorvete até outubro deste ano, em relação a novembro de 2008, o que corresponde a uma média de 15 mil litros de sorvete por mês, aqui também incluso o que é direcionado para picolé.

Para 2010, estão previstos novos pontos em Boa Viagem e Casa Forte. A empresa está regulando, ainda, o uso da marca nas lojas que revendem o sorvete Fri-Sabor.