sábado, 30 de janeiro de 2010

Fisioterapia respiratória aumenta a qualidade de vida de portadores de asma e bronquite

Este tipo de tratamento fisioterápico utiliza técnicas de respiração com o objetivo de melhorar o transporte de oxigênio aos pulmões. Os exercícios ajudam também na redução de secreções nas vias aéreas, que prejudicam a normalidade da respiração, diminuem a fadiga e podem ainda prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais associadas ao distúrbio respiratório. 

A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte, indica a fisioterapia respiratória, principalmente, para pacientes com repetidas crises de asma e bronquite, pois a grande quantidade de secreção produzida no organismo pode evoluir para uma pneumonia e o esforço no uso da musculatura respiratória e acessória pode levar a uma fadiga.

“É aconselhável que o paciente procure o fisioterapeuta para trabalhar a reeducação respiratória, realizada através de exercícios de relaxamento e fortalecimento da musculatura, postura e uso de alguns, fatores que ajudam a prevenir e amenizar futuras crises”, afirma Tatiana. 

O tratamento também é indicado para quem já sofreu de pneumonia, a fisioterapia respiratória alivia o quadro clínico de forma efetiva, desobstruindo os pulmões. “Os resultados para quem busca este tipo de tratamento são muito satisfatórios, pois proporcionam aumento na eficiência respiratória, que pode ocorrer até mesmo em pacientes pós-cirúrgicos”, reforça Tatiana.

Para facilitar o tratamento, Tatiana desenvolveu um programa de atendimento domiciliar personalizado, indicado para pacientes que tenham dificuldade de locomoção, muito comum nos idosos. O acompanhamento fisioterápico domiciliar ajuda na prevenção de complicações respiratórias, reduzindo assim os riscos dos idosos desenvolverem uma pneumonia.