segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Plaza inaugura decoração de Carnaval e exposição sobre os 90 anos do Bloco das Flores

As flores, em múltiplas tonalidades, formatos e propostas, vão invadir o Plaza Shopping a partir de hoje. É que o centro de compras, em Casa Forte, além de inaugurar a sua decoração de Carnaval, às 18h, movimenta exposição em homenagem aos 90 anos do Bloco das Flores e presenteia os clientes do espaço com uma apresentação desta agremiação lírica que é a mais antiga de Pernambuco.

Criação Ari Nóbrega e produção de Fábio Ferreira Os artistas plásticos Ari Nóbrega e Fábio Ferreira assinam, respectivamente, a criação e produção da decoração do Plaza para o Carnaval 2010 e, como não poderia ser diferente, inspiraram-se nas flores. “Elas compõem toda a decoração e dividem o espaço democraticamente com fitas, tecidos coloridos e com o símbolo do carnaval pernambucano que é a sombrinha de frevo”, revela Ferreira.

Mesmo sem divulgar todos os detalhes da decoração, o artista, com mais de 20 anos de experiência, promete surpreender o público. A fachada do Piso L1 do centro de compras e a escada monumental vão ganhar uma cascata de flores com fitas com 3,50 metros de largura e 20 metros de comprimento, respectivamente. “As colunas da Praça de Alimentação também ganham uma cascata de flores, com detalhes em tecidos estampados. Os cinquenta e um metros de passarela serão decorados com arcos de flores, fitas e sombrinhas”, confidencia. O espaço reservado para a apresentação do Bloco das Flores também será decorado com sombrinhas e fitas.

A exposição, bem como a apresentação do Bloco das Flores, promete encantar os presentes com o lirismo dos amantes do carnaval de Pernambuco. De acordo com a presidente da agremiação, Jane Emirce de Melo, a exposição conta com raridades como notícias de jornais sobre o bloco de 1920 a 1923, registros fotográficos do fundador do bloco Pedro Antônio Joaquim Salgado e do grupo, além de fantasias da agremiação, confeccionadas entre 2000 e 2009.

De acordo com Jane Emirce de Melo no período de Carnaval, a agremiação desfila todos os dias no Recife Antigo com cerca de 100 integrantes entre homens e mulheres embalados por uma orquestra de pau e corda. “Estamos empolgadíssimos com a nossa apresentação no Plaza. Cerca de 40 integrantes, entre eles dez músicos, vão desfilar com graça ao som de belas canções”, comemora.

O compositor Getúlio Cavalcanti integra o grupo e promete entoar algumas de suas músicas como “ Último Regresso” e “ O Bom Sebastião”. Também confirmaram presença os compositores Romero Amorim, Alcides Vespasiano e Hugo Martins, o Maestro Spock, os representantes da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife Fernando Duarte e Renata Marinho, além da neta de Edgar Moraes e sobrinha de Raul Moraes, Valéria Moraes. A exposição em comemoração aos 90 anos do Bloco das Flores, permanece no Plaza Shopping, até a quarta-feira de cinzas.

Serviço
Inauguração da decoração de carnaval e exposição do Bloco das Flores

Exposição: 18 de janeiro a 17 de fevereiro
De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo das 12h às 20h
Exceto na semana do carnaval que seguirá o horário do Shopping
Informações: (81) 3265.8100