sábado, 30 de janeiro de 2010

Sebrae promoveu encontro sobre identificação geográfica do queijo coalho

O Sebrae em Pernambuco promoveu, na cidade de Pesqueira, o “Encontro para Identificação Geográfica do Queijo Coalho do Estado de Pernambuco”, no dia 28 de janeiro. O evento reuniu produtores do laticínio, tradicional na região nordeste do país, que irão aprender detalhes sobre a certificação do produto. Esta última consiste na determinação de um padrão de qualidade e na indicação de proveniência do produto, por um selo, como acontece na Europa. A medida visa diferenciar, agregar valor e dar mais apelo de mercado ao alimento.

O evento teve como parceiros a Prefeitura de Pesqueira, Associação de Certificação do Queijo Coalho da Região Agreste de Pernambuco, loja Rancho Alegre (Produtos agropecuários) loja Milk (Produtos agropecuários).

Contexto - A mobilização para a certificação do coalho é reflexo do grande potencial da região. Cerca de 70% do leite bovino do Estado é produzido no Agreste Meridional, local que também concentra o maior número de pequenos produtores rurais, voltados para aquela atividade leiteira em Pernambuco.

A iniciativa fez parte do projeto de “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Agreste de Pernambuco”, idealizado pelo Sebrae em Pernambuco com o intuito de valorizar o patrimônio cultural da localidade, investindo manutenção da atividade leiteira na região e na melhoria da qualidade de vida dos produtores. O coalho produzido no Agreste Meridional atende ainda aos mercados do Recife e de toda a Região Metropolitana.