quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Estação Pátio Savassi discute sobre a filosofia no mundo contemporâneo

Não há dúvidas que no mundo contemporâneo a técnica e a tecnologia mudaram a relação do indivíduo com o tempo e o espaço. Hoje, através da internet, o homem tem a possibilidade de obter informações em tempo real de qualquer região do planeta. A correria e a agilidade é que ditam o dia-a-dia de todos.

Apesar das técnicas e tecnologias possibilitarem o desenvolvimento e o progresso das pequenas cidades e das grandes metrópoles, elas não proporcionam o exercício do pensar filosófico. Para instigar esse pensamento crítico, o projeto Estação Pátio Savassi convidou o Doutor e Mestre em Filosofia, Ibraim Vitor de Oliveira, para ministrar a palestra “Como a filosofia habita a cidade?”.

O encontro acontece no dia 27 de fevereiro, a partir das 11h, no anfiteatro do Pátio Savassi. O evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo Ibraim, a filosofia é o estudo, o pensar sobre a natureza e o sentido de todas as coisas e suas relações entre si. Com o advento da técnica e da tecnologia, que modificou o ritmo e as fronteiras, as pessoas deixaram de pensar sobre si próprio, sobre os porquês das coisas e de certos acontecimentos.

“Devido à correria do dia-a-dia e a freqüência com que acontecem certos fatos, as pessoas deixaram de tentar compreender o porquê dos mesmos. A violência, por exemplo, sempre esteve presente na vida do homem; ela faz parte da existência humana e de tudo o que existe. Entretanto, não temos tempo para pensar em que consiste a violência enquanto tal. Com a vida acelerada de nossas metrópoles, apenas almejamos a paz, e não temos tempo para pensar o que significa a falta de paz”, explica Ibraim.

Na palestra, o objetivo é estimular o pensar filosófico sobre as coisas e os acontecimentos, para despertar cidadãos que estão adormecidos nos indivíduos. “A técnica e a tecnologia impulsionam o progresso, arrastando todos consigo. Isso possibilita a reflexão filosófica para que o nosso habitar seja mais pleno, para que sejamos verdadeiramente cidadãos”, conclui o filósofo.

Ibraim Vitor de Oliveira - Doutor e Mestre em Filosofia. Autor do livro “Arché e Telos. Niilismo filosófico” e “Crise da linguagem em Fr. Nietzsche e M. Heidegger”. Professor de filosofia na PUC Minas. 

Estação Pátio Savassi - O projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de existência, conta com patrocínio da CEMIG, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, nelas se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

Serviço
“Estação Pátio Savassi”
27 de fevereiro
Às 11h 
Pátio Savassi
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
Entrada Franca
Informações: Pátio Savassi: (31) 4003-4172 www.estacaodosaber.art.br