quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Foliões devem tomar cuidado com a alimentação durante o Carnaval

Passar o Carnaval brincando atrás de trios elétricos e blocos sem se alimentar corretamente a ainda por cima exagerar no consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial à saúde dos foliões.

O alerta é do coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário UNA, prof. Petterson Tonini.

De acordo com o professor, o consumo de alimentos mal acondicionados, seja na rua, ou em casa, no Carnaval ou em qualquer outra época do ano pode afetar o funcionamento do organismo.

“A população deve ficar atenta para os perigos escondidos nos alimentos vendidos em barraquinhas de ambulantes. Normalmente os locais onde os ambulantes se instalam não oferecem estrutura adequada para garantir o armazenamento correto dos alimentos, bem como às condições higiênico-sanitárias adequadas para a finalização dos alimentos comercializados”.

Além disso, normalmente esses alimentos são produzidos fora das normas de boas práticas de fabricação e manipulação e sem a supervisão de um responsável técnico devidamente habilitado, o que compromete a qualidade microbiológica destes.“Os alimentos de boa aparência, nem sempre garantem a qualidade adequada do processo produtivo e a forma inadequada do armazenamento pode diminuir a qualidade microbiológica do alimento. Normalmente as pessoas não passam mal por consumirem produtos estragados, pois se um determinado produto está estragado acaba-se por não consumi-lo. A maioria dos casos de intoxicação alimentar ocorre porque a pessoa consumiu alimentos de boa aparência, ”diz.

Durante o período de folia, em que o calor é intenso e os alimentos ficam mais tempo expostos à temperatura ambiente do que o recomendável é preferível optar por alimentos de marcas e procedência conhecidas ou por alimentos mais leves e saudáveis como, consumir frutas à vontade no café da manhã e também durante todo o dia, lembrando sempre que a hidratação é indispensável para o bom funcionamento do organismo.

Nesta época o consumo de sanduíches e cachorros-quentes aumenta consideravelmente, e consequentemente o consumo de catchup, maionese e molhos à base de maionese. Evitar molhos à base de maionese, principalmente se for de procedência caseira também é recomendável durante o período de Carnaval.

Carnaval com as crianças - Para quem vai curtir a folia com as crianças a dica  do especialista é evitar o consumo excessivo de salgadinho e doces em substituição às principais refeições e não esquecer de hidratá-las constantemente para garantir o bom funcionamento do organismo. “ Além de não conter os nutrientes necessários a manutenção diária do organismo das crianças, as altas concentrações de sódio (nos salgadinhos) e açúcar (nos doces) podem sobrecarregar o sistema renal, bem como manter elevado os níveis de glicose respectivamente.”

Para evitar que  bactérias se multipliquem em alimentos perecíveis,  o prazo máximo de consumo do alimento (frio) preparado e conservado sob refrigeração de 4 º C  , ou inferior, deve ser de cinco dias.  Já os alimentos  (quentes)  preparados e conservados sobre temperatura mínima de 60º C devem ser consumidos  no máximo em 6 horas.