quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Instituto Embelleze profissionaliza o mercado da beleza no Recife

O Instituto Embelleze, rede de franquias voltada para formação profissional, prestação de serviços de salão e comercialização de produtos na área da beleza, que atua em Olinda desde 2006, passa a funcionar a partir desta quinta-feira, 30, no bairro de Santo Antônio.
A unidade é uma das seis franquias do Embelleze em Pernambuco e tem à frente os irmãos Cristiana e Carolina da Fonte e Ruy Porto Carreiro Filho. A franquia de Olinda prepara atualmente mais de 200 alunos em cursos como maquiagem, cabeleireiros, penteados, manicure, pedicure, entre outros. “A nossa missão é formar profissionais capazes de transformar o mundo através da beleza. Muitos dos nossos alunos que fazem o curso, com três meses já podem atuar no mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio", observou a sócia Carolina da Fonte.
Na inauguração do novo endereço do Instituto Embelleze no Recife, a população será beneficiada com cortes de cabelo de graça, a partir das 10h. “Os alunos estarão durante todo o dia atendendo o publico, orientados pelos nossos instrutores”, revelou a coordenadora de cursos do Instituto, Adriana de Brito.

O Instituto Embelleze surgiu em 1998, voltado para a qualificação e certificação de profissionais de beleza, tendo formado nos cinco primeiros anos de operação cerca de 15 mil alunos. Presente em 80% dos Estados brasileiros com mais de 225 franquias, hoje o Embelleze já preparou 110 mil profissionais para o mercado de trabalho e atualmente conta com 48 mil alunos estudando. O Instituto Embelleze tem como objetivo chegar às 500 franquias em todo o país até 2010.

Em junho de 2003, o Embelleze firmou parceria importante com o Grupo Microlins, destaque nacional em formação profissional. Deste encontro, nasceu o Instituto Embelleze Franchising, um novo negócio com o know-how, a seriedade e o prestígio dessas duas grandes empresas na área de formação profissional.

O Sistema Embelleze
- Há mais de 37 anos o Sistema Embelleze se dedica a soluções de beleza. Hoje a empresa é líder do mercado nacional de produtos direcionados aos segmentos de Transformação, Coloração e Tratamento, em um universo de mais de 1000 itens para todos os tipos de cabelos, incluindo shampoos, condicionadores, colorações, produtos para transformação, hidratação e tratamento capilar.

Serviço
Inauguração do Instituto Embelleze
Rua Duque de Caxias, 356, Santo Antônio, Recife - PE
A partir das 10h

Violência doméstica contra crianças pode gerar traumas na fase adulta

Os números são alarmantes. De acordo com o Ministério de Saúde, em seis anos, foram registrados 5.049 homicídios de crianças com idade até 14 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. Numa pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos da Criança (LACRI), do Departamento de Psicologia da USP, entre 1998 e 2007, foram notificados 159.754 casos de violência doméstica contra crianças. De acordo com dados, apenas 10% dos casos de abusos físicos e psicológicos contra as crianças são denunciados. Já a Unicef estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil.

Uma prova de que o índice de violência e omissão praticado por pais e familiares contra crianças e adolescentes é alto, são as matérias publicadas na mídia diariamente, denunciando os agressores. “A violência doméstica é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora de casa, por qualquer integrante da família que esteja em relação de poder com a pessoa agredida. Inclui também as pessoas que estão exercendo a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue”, explica a medica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho.

Segundo Soraya, a violência contra os jovens não se refere somente aos atos que deixam marcas pelo corpo. “A violência pode se manifestar de diversas maneiras além da agressão física. Assim, são comuns ações violentas como ameaças, humilhações e outras formas que afetam psicologicamente as crianças e adolescentes”, explica.

Não dar atenção aos cuidados básicos como saúde, educação, alimentação, higiene corporal e lazer são negligências que podem custar o bem-estar do jovem e por isso, é uma violência também.

Outro tipo de agressão cometida por pais e parentes que pode prejudicar o desenvolvimento emocional, muito comum por aparentemente não causar danos às vítimas, são as violências psicológicas. Comparar a criança com o seu irmão, apontar os defeitos físicos e intelectuais, ou castigar as crianças trancando-as no quarto escuro, são exemplos desse tipo de violência. “É a agressão mais difícil de ser identificada, mas muito comum no ambiente familiar. O agressor acredita que seu ato não passa de uma brincadeira ou uma forma de educar e, por isso, muitas vezes causa sérios traumas e medos na criança”, afirma a psicanalista.

Segundo a pesquisa do LACRI, entre 1998 e 2007 foram identificados 65.669 casos de negligência contra o bem-estar de crianças e adolescentes no país. A violência física fica em segundo lugar, com 49.481; seguida da violência psicológica, com 26.590; e da violência sexual, com 17.482 casos.

Sinais de quem sofre a violência
- Segundo Soraya, as crianças e os adolescentes que sofrem violência doméstica costumam apresentar inúmeros sinais físicos e psicológicos que podem ser observados através de seu comportamento. “A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre freqüentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Assim, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade. Essas mudanças de atitude são ‘pedidos de socorro’, nos quais as pessoas próximas a ela devem estar atentas”, alerta a médica.

Entre os principais sinais estão:
· Ansiedade
· Choros constantes sem aparente motivo
· Medo
· Pesadelos
· Tentativas de suicídio
· Marcas de violência no corpo
· Conhecimento precoce
· Ataque de pânico
· Baixo rendimento
· Sentimento de inferioridade

Tratamento
-Uma criança que sofre ou sofreu violência doméstica pode ficar com seqüelas para o resto da vida, se não fizer tratamento adequado. Por isso, é aconselhado, além de um acompanhamento médico e judicial, que as vítimas e os agressores passem por um tratamento psicológico.

Os agressores-Segundo a psicanalista, os agressores muitas vezes são pessoas que já passaram por violência na infância, alcoólatras e viciados em drogas, mães muitos jovens que não tiveram o preparo e o apoio, ou pessoas com algum distúrbio mental e de personalidade.

Mas, segundo Soraya, independente de quem seja o agressor, e os problemas que tem, nada justifica a agressão a uma criança e o mesmo deve ser denunciado ao Conselho Tutelar. “Infelizmente, denunciar uma situação de violência doméstica ainda não faz parte de nossa cultura patriarcal, na qual ainda persiste a idéia de que os pais são os melhores amigos e conselheiros, só desejando o bem-estar dos filhos”, finaliza a psicanalista.

Visibilidade com Responsabilidade online para todo o Brasil

A Bolt Brasil Comunicação Digital desenvolveu um Hot Site especial para divulgação do Workshop Visibilidade com Responsabilidade, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Ouro Minas Palace Hotel (Avenida Cristiano Machado 4001 – união), em Belo Horizonte (MG).

O evento, que faz parte das comemorações dos 40 anos da Petrobrás em Minas Gerais, organizado pela D’Cult Marketing Cultural, tem o objetivo de esclarecer aos empresários mineiros sobre os benefícios dos investimentos em cultura, com o objetivo de ampliar a atuação das empresas nessa área.

Além da criação do Hot Site, a Bolt Brasil irá fazer a transmissão online do evento para todo o Brasil, ao vivo, ampliando o alcance da iniciativa. Segundo André Saliba, Diretor Comercial da Bolt Brasil, a proposta é inovadora e permitirá que os presidentes, diretores e equipes de Marketing das principais empresas brasileiras e mineiras, que não poderão comparecer ao evento, acompanhem toda a programação em seus escritórios, de forma simultânea, possibilitando uma integração maior com o tema e seus desdobramentos.

A expectativa da organização é de um público participante de 500 pessoas, todas formadoras de opinião e ligadas a grandes corporações brasileiras. São empresários e profissionais das áreas de gestão, marketing e planejamento estratégico das principais empresas mineiras. Entre os palestrantes já confirmados, estão representantes de empresas e instituições do porte do Instituto Votorantim, Itaú Cultural, Petrobrás, Usiminas, Cosipa, IBGE, BNDES, Fiat, entre outras.

Mais informações: (31) 3337.7007/ 2552.2007.
A programação completa está no site do evento www.workshopcultural.com.br.

Nova coleção adidas by Stella McCartney chega ao Recife


Dando continuidade à parceria de sucesso que já dura três anos, a adidas apresenta os novos produtos da coleção adidas by Stella McCartney. A linha se distingue pela combinação da tecnologia de ponta da marca esportiva com designs exclusivos, em uma verdadeira fusão de desempenho e estilo. Um dos destaques da nova coleção é a categoria Gym, dividida em três segmentos: Dance, Yoga e Studio.
Com inspiração na era dos graciosos recitais de ballet clássico, a Gym Dance traz detalhes de fechos de lingerie e delicados arremates, que contrastam com estampas gráficas. Entre os calçados, vale conferir o Melantai, específico para dança com a área da canela flexível para conforto e mais controle. A Gym Yoga tem influências orientais, que serviram como fonte de inspiração na criação do design das peças desta linha.
As novidades incluem um drapeado feminino e elegante, acabamentos bordados e tecidos macios para se ter o máximo de conforto. Já a Gym Studio traz silhuetas esportivas elegantes em cores fortes, tons foscos, além de tecidos e estampas brilhantes.A linha Running apresenta uma palheta de cores arrojada e viva, com uma atenção formidável aos detalhes e acessórios metálicos. Os destaques ficam por conta das jaquetas de nylon, que apresentam silhueta dos anos 80.
O calçado Viharunner é uma nova geração da família Running Performance, com tecnologias ainda mais avançadas para quem gosta de correr. Junto com as categorias Gym Dance, Gym Yoga, Gym Studio e Running também serão oferecidas aqui no Brasil alguns produtos das linhas Tennis, que unem estilo com a melhor tecnologia para performance; e Cover Up, peças mais casuais, que podem ser usadas facilmente para ir e voltar da academia.
O destaque fica por conta da camiseta Shrink wrap, empacotada a vácuo que retorna ao tamanho normal quando submersa em água fria. Além disso, as consumidoras também poderão conferir os acessórios exclusivos, como a coleção de bolsas de viagem e mochilas, que hoje são uma tendência no mundo da moda. As peças são compostas por tecidos desestruturados e trazem um design diferenciado e muitos detalhes.
Serviço
Adidas Performance Store Recife
Shopping Center Recife
Rua Padre Carapuceiro, 777, lj. 240, Boa Viagem, Recife - PE
Telefones: (81) 3328.3143/ 3463.6714

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Veuve Clicquot e Louis Vuitton unidos na Emporium Deli

Veuve Clicquot Traveller City

Falar de Veuve Clicquot para os amantes de vinho é rememorar qualidade e excelência no preparo do líquido borbulhante. Considerado um produto de luxo, apresenta um buquê inconfundível e espuma abundante e fina. O seu contraponto no mundo da moda pode ser dado com a marca Louis Vuitton, de bolsas e acessórios que são objetos de desejo principalmente entre o público feminino.

Como forma de agradar os amantes do champagne e da moda, as marcas se uniram e formularam o Veuve Clicquot Traveller City, que já está disponível nas prateleiras da Emporium Deli, em Boa Viagem. Trata-se de uma garrafa de 375 ml do Veuve Clicquot Brut, que vem em uma bolsa assinada pela Louis Vuitton.

O estojo possui material isotérmico de neoprene, que possibilita manter a bebida gelada em seu interior por até duas horas. Além disso, é possível transformar o produto em uma charmosa bolsa de mão. Toda essa junção torna o Veuve Clicquot Traveller City em um presente especial e adequado para qualquer ocasião.

Serviço
Emporium Deli
Av. Eng. Domingos Ferreira, 3814, Boa Viagem, Recife - PE
De segunda a sexta, das 10h às 22h
Sábado das 9h às 22h
Domingos e feriados das 9h às 15h
Fone: (81) 3326.9587/ 3326.7417

Comissão de Turismo Rural da Faepe realiza Fórum para discutir ações do setor

O turismo rural tem preocupado autoridades que acreditam que deve ser este melhor explorado, diante das inúmeras potencialidades existentes e do grande nicho que representa na geração de negócios e empregos. E, seguindo essa trilha, no próximo dia 04 de novembro, no auditório da Faepe, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, reúne 23 representantes de equipamentos turísticos do interior que integram a recém criada Comissão de Turismo Rural da entidade, em um fórum, para aprofundar questões do segmento. Na pauta, serão discutidas ações para 2009, como o lançamento de um guia de turismo rural para Pernambuco com os principais apelos turísticos interioranos.

Outras propostas são a criação de um calendário de eventos das regiões e dos equipamentos de turismo rural; cadastrar as atrações rurais e turísticas, incluindo as potencialidades gastronômicas interioranas, criação de um projeto piloto para dar mais visibilidades a trilhas eqüestres e seus apelos como cachoeiras, açudes, rios, entre outros, tendo em vista também a preocupação como ecossistema e, ainda, a promoção de uma grande feira de turismo rural em um dos centros comerciais recifenses, onde o fluxo é grande , gerando interesse do urbano pelo rural. “Queremos dar mais visibilidade as potencialidades turísticas rurais existente nas cidades pólos e em outras que muito tem a oferecer, neste segmento”, explica o presidente da Faepe, Pio Guerra.

Segundo ele, a ação também tem como objetivo possibilitar que os turistas recebam melhor orientação, por exemplo, com o uso e aplicação de mapas específicos e placas com informação sobre trilhas, pontos turísticos, distância, duração, grau de dificuldades de acesso em cada região, entre outras. “Acreditamos que assim, daremos um grande passo em busca de uma melhor profissionalização do nosso turismo rural”, garante Pio Guerra que nesta investida tem caminhado junto com o Sebrae-PE.

A Comissão de Turismo Rural, criada pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, já conta com representações de 23 equipamentos do setor turístico rural e vêm se reunindo semanalmente para aprofundar questões ligadas a área. “Os encontros estão abertos a qualquer interessado. Queremos mais participações, inclusive de empresas, órgãos, entidades, entre outros que tenham algo a acrescentar e interesse pelo segmento. Novos parceiros e novas idéias serão bem-vindas“, lembra a empresária Luciana Petribú à frente da Comissão de Turismo Rural, juntamente com os empresários Ricardo Uchôa e Angelina Bandeira.
Serviço
Fórum de Turismo Rural
04 de novembro
Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco
Rua São Miguel, 1050, Afogados, Recife - PE
Informações: (81) 3312.8500

AM Galeria de Arte expõe pinturas de Helen Faganello


O processo de trabalho da artista plástica paulista Helen Faganello poderia ser classificado como um ‘procedimento de colagem’, onde parte das imagens é originada de fotografias, tanto produzidas por ela quanto resgatadas na imprensa, e parte é desenhada e pintada a óleo. “Procuro deixar aparente o desenho, feito com grafite. A tinta é aplicada com espátula, resultando em uma superfície muito lisa e com uma espessura considerável de tinta a óleo”, explica Helen.

É esta mostra de pinturas exclusivas que o público mineiro pode conhecer na exposição de Helen Faganello na AM Galeria de Arte em Belo Horizonte. A mostra fica em exposição até 29 de outubro.

A mostra - As pinturas da exposição de Helen Faganello retratam estantes, em muitas variações, contendo livros e vários outros objetos, inclusive um aquário e telas pintadas. A artista também preparou uma instalação, simulando uma continuidade do ambiente da galeria em uma parede, contendo vários elementos a mais. “A exposição toda é permeada por uma poética de ilusão de espaço, de simulação da realidade, com tentativas de colocar, em um mesmo espaço, elementos reais em sintonia com elementos falsos, simulados, pintados e fotografados”, explica Helen.

A artista - Helen Faganello deve muito da sua formação como artista plástica a nomes importantes do segmento de artes plásticas no Brasil, como Newman Schutze, Leda Catunda e Sérgio Romagnolo, Ana Maria Tavares, Rodrigo Naves, Carlos Fajardo, Sandra Cinto e Albano Afonso. Participou de exposições individuais no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2006 e 2008), no Centro Cultural São Paulo (2005) e no Museu Metropolitano de Arte Curitiba (PR) (2002). Em coletivas, esteve presente nas mostras no Sesc Ribeirão Preto (2008), na Galeria Oeste SP (2007), no 32º Salão Nacional de Ribeirão Preto (2007), na Bienal de Santos (2006), entre várias outras.

Serviço
Exposição Helen Faganello
Até 29 de outubro
De segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Aos sábados, das 10h às 14h
Rua Cláudio Manoel, 155, lj. 04, Funcionários, Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3223.4209
Entrada Franca

Terceirização Trabalhista é tema de palestra na AHMG

No atual contexto empresarial e da saúde, a terceirização trabalhista tem sido uma importante alternativa utilizada pelos hospitais, clínicas e empresas do ramo. Várias são as vantagens desse processo, como redução de custos, desburocratização, aumento da flexibilidade e de agilidade. Apesar dos benefícios, a terceirização deve ser aplicada com cautela para evitar contratações inadequadas e perdas financeiras.

Para esclarecer o assunto, o escritório Manucci Advogados promove mais uma palestra mensal com debate na Associação de Hospitais de Minas Gerais (AHMG), com o tema “Terceirização Trabalhista”. O evento será na quarta-feira, 29, das 14h às 18h, na sede da associação. Após a exposição do tema haverá debate com a participação de representantes dos Hospitais da Baleia, Sofia Feldman e Lifecenter.

Quem ministra a palestra é o advogado, José Salvador Torres Silva, Gerente do Departamento de Direito Trabalhista do escritório Manucci Advogados, pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro.

Segundo o advogado, o principal objetivo é esclarecer e orientar os participantes sobre tópicos como noções básicas da terceirização; prestação de serviços autorizados por autônomo e pessoa jurídica; responsabilidade solidária e subsidiária do tomador de serviços; cooperativas de trabalho e trabalho temporário.

As inscrições deverão ser feitas pelo telefone (31) 3326.8007 ou e-mail nucleotecnico@ahmg.com.br. O público potencial do evento são os diretores, administradores, coordenadores de RH e advogados das empresas do setor hospitalar. O evento é gratuito para associados da AHMG. Para não associados o investimento é de R$80,00.

O escritório Manucci Advogados é responsável pela assessoria jurídica da AHMG e possui expertise em Direito aplicado à área da saúde.

Griffe Show chega a 8ª edição

O Griffe Show, bazar criado pela empresária Letizzia Bafile, chega a sua 8ª edição consolidado como um evento de sucesso na capital mineira. O evento será aberto na sexta-feira, dia 31, às 11h, na Serraria Souza Pinto. O bazar ficará aberto até 16 de novembro, todos os dias da semana. A previsão é aumentar em 20% o faturamento, em 17 dias de evento.

Nesta edição, além da presença de tradicionais e renomadas marcas cativas do evento e de vários novos talentos, a novidades é a inclusão da moda praia e fitness no mix de grifes além de novas marcas do Rio de Janeiro. Confira os participantes: Acrobatha, Atualle, Aysle, Bibe, Bulcci, Carmen Steffens, Cavalera, Colcci, Coven, Equipage, Espaço Teen, Everlast, Farm, Faven, Fórum Lingerie, Glam, Jack’s Club, Joana Paixão, K9, Lilica & Tigor, Love, London Man, Metrópole, New Order, Obbia, Olium, Patachou, Pavilhão, Polo Ralph Lauren, Polo USA, Ron, Scanner, Simplesmente Diferente, Size, Sketch, Streetcool, Terra Blue, Urby, Vide Bula, entre outras.

Assim como em outras edições do evento, a ação social também estará presente. As três entidades beneficiadas são: Jornada Solidária, Servas e Amas. Elas dividirão a renda arrecadada com a doação de R$1,00 por peça.

O estacionamento será dentro da Serraria, com entrada pela Avenida dos Andradas. O Griffe Show contará com completa praça de alimentação com self service, pizzas, massas, sorvetes, crepes, salgados e doces, além dos irresistíveis tira-gostos de boteco. O evento é comprometido com o público, com as marcas e com a cidade. “É uma fórmula muito bem planejada”, completa Letizzia.

Serviço
8º Griffe Show
De 31 de outubro a 16 de novembro
Serraria Souza Pinto
Av. Assis Chateubriand, 809, Centro, Belo Horizonte - MG
De segunda a sexta-feira das 11h às 22h
Sábado e domingo das 11h às 20h
Ingresso: R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia estudantes)
Informações: (31) 3261.3930/ 9616.9159

“A cultura vai ao shopping” será lançado no Dia Nacional do Livro

Se antes as pessoas se juntavam em praças e igrejas para se encontrar e socializar, hoje, também os shoppings têm cumprido este papel. A idéia é que, mais que um centro de compras, o Pátio Savassi seja um espaço exclusivo para que o cliente tenha novas experiências.

Com esse foco, o Projeto Estação Pátio Savassi foi criado numa parceria cultural entre o Shopping Pátio Savassi e a Estação do Saber, oferecendo palestras gratuitas aos sábados, sobre temas variados. Desde março de 2006, já foram oferecidas 110 palestras com enfoques filosóficos, psicanalíticos, literários, de moda, artísticos, cinematográficos, entre outros.

E para comemorar três anos de sucesso, as curadoras do projeto Estação Pátio Savassi, Maria Luiza Souza Leite Gaetani e Júlia Andrade Ramalho Pinto reuniram o conteúdo de algumas palestras e cursos da Estação do Saber e organizaram o livro “A cultura vai ao shopping”, que será lançado nesta quarta-feira, 29, no Dia Nacional do Livro. “Selecionar os textos para publicação não foi tarefa fácil, pois todos os temas tiveram um importante papel no esclarecimento e na formação de público. A coletânea foi baseada nas principais solicitações do público participante”, explica Julia Andrade Ramalho Pinto.

Para Rejane Pelluci, gerente de Marketing do Pátio Savassi, o livro consagra uma ação importante do shopping. “Acertamos ao investir em um projeto cultural que vem ao encontro do perfil de nosso público”, destaca. Os textos publicados na coletânea são assinados por renomados profissionais como a professora Carla Mendonça, que discute sobre a “Imagem de moda e luxo: algumas propostas de reflexão”. A filósofa Imaculada Kangussu fala sobre os laços entre amor e loucura, analisando a história de Louise Labé.
Já o psicanalista Geraldo Martins aborda a relação de Freud com a arte, a função do fazer artístico, e como foi sendo construída e reconstruída a relação da psicanálise com a literatura. O professor João Carlos Lino discute a liberdade em Hannah Arendt, mostrando como ela deve ser pensada a partir da política e não da livre vontade, relacionando esse conceito com pluralidade e não com massificação, com igualdade e não com uniformidade.

O filósofo Antônio Cota Marçal destaca que educar significa transformar a realidade e analisa a importância do educar como um processo de autonomia e interação entre as partes. Finalizando, Júlia Andrade Ramalho Pinto propõe que as organizações atuais reflitam sobre seu papel na sociedade para além do lucro, realizando ações de responsabilidade social que envolva a cultura com toda a complexidade com que ela se apresenta. Uma entrevista com o psicanalista Célio Garcia fecha o conteúdo. Na conversa ele aborda a psicanálise ontem e hoje, fazendo um resgate de parte da história da psicanálise e de seu ensino nas universidades de Belo Horizonte.

Serviço
Lançamento do livro “A cultural vai ao shopping”
29 de outubro
Às 19:30 hrs
Espaço Cultural Terraço Leitura
Leitura Pátio Megastore, Av. do Contorno, 6061, 3º andar, Savassi, Belo Horizonte - MG
Entrada Franca

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lei dos Recursos Repetitivos é debatida em palestra na Nova Roma

A fim de proporcionar maior agilidade aos julgamentos de processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em maio deste ano, a Lei dos Recursos Repetitivos, que livra o STJ de julgar um a um os recursos referente a mesma questão. Para debater o tema, a Faculdade Nova Roma, conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), promove uma palestra com a professora Gisele Leite, doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), às 19h desta próxima quinta-feira (30.10).

O projeto sancionado representa uma carta de alforria para o STJ, que, só em 2007, julgou mais de 330 mil processos, dos quais 74% referiam-se a questões que já haviam sido pacificadas outras vezes na corte. Nos últimos três anos, além do tempo dos ministros, foram gastos R$ 175 milhões com o julgamento de recursos iguais. Esses processos lotam os gabinetes e dificultam o julgamento de matérias de maior interesse da sociedade. Com a nova lei, o tribunal julga apenas um caso e cabe aos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais aplicar a mesma decisão aos recursos de questão idêntica.

Os interessados em participar da palestra sobre a lei devem se inscrever pelo telefone 2128 8000 ou pelo e-mail qualidade@faculdadenovaroma.com.br. As vagas são limitadas.

A Palestrante – Além de doutora, Gisele é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Filosofia pela USP. É conselheira-chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas (INPJ) e articulista de diversos sites e publicações jurídicas, como a Revista Jurídica da Presidência da República. Ela também é professora universitária há mais de 18 anos, lecionando atualmente na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Entre os prêmios de destaque, ganhou o Brazilian Web Corporation com a doutrina mais lida na Internet e o Most Reader Article in Common Law Sciense in Latin America.

Nova Roma – A Nova Roma é a faculdade do Recife credenciada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição reconhecida pela sua tradição de 62 anos na formação de líderes políticos e empresariais. Foi inaugurada em 2007, tornando-se responsável por viabilizar as operações da FGV no Estado de Pernambuco. É a FGV, inclusive, que promove a orientação e estruturação da parte acadêmica, capacitando coordenação e professores e disponibilizando material didático.

Além do curso de graduação em Administração de Empresas, a Nova Roma oferece pós-graduações e MBAs. Assim, gradativamente, a instituição vem ampliando a possibilidade dos pernambucanos utilizarem os diversos recursos da Fundação Getúlio Vargas em benefício da qualificação nas áreas de Administração e Direito.

Serviço
Faculdade Nova Roma
Estrada do Bongi, 425, Afogados, Recife – PE
Fone: (81) 2128.8000
Site: www.faculdadenovaroma.com.br

AM Galeria de Arte expõe pinturas de Helen Faganello

O processo de trabalho da artista plástica paulista Helen Faganello poderia ser classificado como um ‘procedimento de colagem’, onde parte das imagens é originada de fotografias, tanto produzidas por ela quanto resgatadas na imprensa, e parte é desenhada e pintada a óleo.

“Procuro deixar aparente o desenho, feito com grafite. A tinta é aplicada com espátula, resultando em uma superfície muito lisa e com uma espessura considerável de tinta a óleo”, explica Helen.

É esta mostra de pinturas exclusivas que o público mineiro pode conhecer na exposição de Helen Faganello na AM Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155, loja 4 – Funcionários), em Belo Horizonte. A mostra fica em exposição até 29 de outubro.

A mostra - As pinturas da exposição de Helen Faganello retratam estantes, em muitas variações, contendo livros e vários outros objetos, inclusive um aquário e telas pintadas. A artista também preparou uma instalação, simulando uma continuidade do ambiente da galeria em uma parede, contendo vários elementos a mais.

“A exposição toda é permeada por uma poética de ilusão de espaço, de simulação da realidade, com tentativas de colocar, em um mesmo espaço, elementos reais em sintonia com elementos falsos, simulados, pintados e fotografados”, explica Helen.

A artista - Helen Faganello deve muito da sua formação como artista plástica a nomes importantes do segmento de artes plásticas no Brasil, como Newman Schutze, Leda Catunda e Sérgio Romagnolo, Ana Maria Tavares, Rodrigo Naves, Carlos Fajardo, Sandra Cinto e Albano Afonso. Participou de exposições individuais no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2006 e 2008), no Centro Cultural São Paulo (2005) e no Museu Metropolitano de Arte Curitiba (PR) (2002). Em coletivas, esteve presente nas mostras no Sesc Ribeirão Preto (2008), na Galeria Oeste SP (2007), no 32º Salão Nacional de Ribeirão Preto (2007), na Bienal de Santos (2006), entre várias outras.

Serviço
Exposição Helen Faganello
Até 29 de outubro
Das 10h às 19h
De segunda a sexta-feira e aos sábados das 10h às 14h
Rua Cláudio Manoel, 155, lj. 4, Funcionários, Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3223.4209
ENTRADA FRANCA

Síndrome de ciúmes entre os irmãos: uma doença que vai além das brigas e pirraças

Pode parecer medo normal e infantil das crianças pensarem e agirem com receio diante de uma nova criança que chega. Mas, se os pais não tiverem uma atenção especial, o ciúme normal entre irmãos pode transformar drasticamente a vida de dois seres ligados pela mesma carga genética, acarretando em traumas e arrependimento na vida adulta. “Na família, a rivalidade entre os irmãos para conseguir o carinho e a atenção dos pais é a causa mais freqüente dos ciúmes”, explica a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho.

Segundo a médica, as crianças começam a apresentar sinais de ciúmes por volta dos quatro anos, pois é nessa fase que elas começam a perceber outras pessoas como rivais. “É possível que o ciúme apareça antes na vida da criança, mas é especialmente nesta idade quando toma forma em ações regressivas e até violentas. Todas as atitudes são para chamar a atenção dos pais e familiares, pois a criança julga estar perdendo o carinho”, explica a médica.

Tanto o irmão mais velho pode sentir ciúmes quanto o mais novo. Isso ocorre com certa freqüência quando o menor vê o mais velho como um rival que sempre faz tudo melhor que ele. De acordo com a médica, o ciúme pode aparecer quando o menor observa que seu irmão mais velho possui certos privilégios que são negados a ele.

Soraya explica que os pais, freqüentemente, manifestam inconscientemente o favoritismo e suas preferências por um dos filhos, o que pode gerar o sentimento de ciúme, rivalidade e competição entre os irmãos.

Manifestação dos ciúmes - A criança que sente ciúme pode manifestar esse sentimento de diferentes maneiras. Sendo agressivo, fazendo tudo que o bebê faz ou, por exemplo, desarrumando a casa para atingir a mãe. “Os sentimentos de uma criança que tem a síndrome de ciúmes para com o irmão são, freqüentemente, contraditórios, indo do ódio ao amor, do querer bem, mas agindo de forma violenta com ele”, explica à psicanalista.

De acordo com Soraya, a criança pode começar a agir de forma regressiva, voltando muitas vezes a fazer xixi na cama, chupar o dedo, não querer comer sozinho, utilizar uma linguagem ou tom de voz infantil. Outras vezes, pode mostrar-se irritado, nervoso e agressivo, opondo-se sistematicamente a tudo relacionado ao irmão. Tem crianças que manifestam seus ciúmes de forma mais ou menos dissimulada, ignorando o irmão ou negando sua presença. Em outros momentos, pode mostrar-se hostil e agressivo ou muito carinhoso, a ponto de abraçar o irmão até machucá-lo.

“O ciúme infantil é um perigo que não pode ser evitado completamente na família, pois é um estado relativamente normal para o desenvolvimento. Quando superado, a criança volta a sentir-se tranqüila é há um avanço no processo pessoal e de maturidade”, conta a psicanalista.

Soraya chama a atenção para os casos nos quais as crises de ciúmes permanecem e ficam mais intensas, o que pode acarretar em problemas emocionais mais complexos e requerer um tratamento especial. Segundo a psicanalista é muito comum a criança que possui a síndrome de ciúmes do irmão ir além de um beliscão ou um puxão de cabelo. Ela conta que em seu consultório já houve caso extremo de um irmão jogar água quente no outro.

Tratamento - Nesses casos, a melhor forma é o acompanhamento de um profissional. E os pais têm uma ação determinante, tanto para prevenção da síndrome quanto para o tratamento. A médica aconselha que eles tratem as crianças com carinho e cuidado. “Freqüentemente pais e familiares enchem de cuidados o bebê recém chegado e se esquecem dos mais velhos. Outras vezes fazem brincadeiras instigando o sentimento de abandono da criança”, ressalta a psicanalista.

É importante e saudável propor atividades nas quais os irmãos trabalhem em equipe. Desta forma, vão entender que são amigos, que um pode ajudar o outro, que não são rivais como nas histórias de super-heróis, onde um tem que vencer o outro.

Os pais devem elogiar os filhos e valorizar ambos da forma como são. As comparações só prejudicam o relacionamento familiar e gera ciúmes e ressentimentos. “Em geral, quanto mais afetuosos se mostram os pais com seus filhos, menos perigo há de se tornarem crianças ciumentas. Se elas estão satisfeitas pelo afeto que seus pais lhe dão, não terão a inclinação a sentir ciúmes de seus irmãos” finaliza a médica.

sábado, 25 de outubro de 2008

AZUC: novo talento da moda pernambucana

Criada em agosto deste ano, a AZUC acaba de estrear nas passarelas em grande estilo durante a 1ª edição do OI Fashion Music Recife, evento de formato inovador que faz a junção de música com moda. No dia voltado para os desfiles dos Novos Talentos, a marca das estilistas Flávia Azevedo e Tathiana Hanuc apresentou uma coleção inspirada na flor Amor Perfeito.
A delicadeza do tema vem associada ao amor duradouro, inesquecível, que traz a junção do romantismo com a suavidade da flor clássica. O resultado disso tudo são peças com acabamentos a partir das técnicas da alta costura, com toque de elegância e sensualidade.
Durante o desfile as estilistas apresentaram peças com grande fluidez, amplas e modernas como: vestidos, pantalonas, bocas-de-sino, short-saia e coletes.

Já na paleta de cores, tons aquarelados de lilás, rosa, amarelo e branco que aparecem em composé com cinza claro, creme e azul claro. O destaque ficou por conta do vestido tomara-que-caia aquarelado, arrematado por um laço marcando a cintura. Os acessórios de cabelo e as carteiras - confeccionadas pela dupla - também eram um charme! Já os calçados eram da Arezzo.


*Foto: Gleyson Ramos

Já é verão no Boticário

Insensatez Tropical chega para traduzir a estação mais quente do ano
Quem não abre mão de uma agradável e suave fragrância para ser usada durante o verão, tanto de dia quanto à noite, não poderá deixar de experimentar a edição limitada do perfume Insensatez Tropical, do Boticário. A novidade, que já chegou ao mercado, será uma boa opção para homens e mulheres que querem curtir o verão com muita sensualidade, descontração e alegria.
O perfume é uma nova versão do Insensatez, lançado pela marca em 1995. A fragrância de Insensatez Tropical é composta por uma combinação contrastante de notas florais refrescantes de lavanda e gerânio. No fundo, as notas cremosas de madeiras e a maciez do musk completam a criação do consagrado perfumista francês Thierry Bessard. "Para criar essa nova fragrância do Boticário, me inspirei na energia e beleza do verão brasileiro. Gosto da espontaneidade contagiante nesta estação, do quanto às pessoas se sentem livres e abertas para o mundo. Tudo fica mais bonito, colorido, alegre", diz o renomado perfumista Bessard, que já esteve entre os vencedores do prêmio de melhor criação perfumística da Sociedade Francesa de Perfumaria.
Para complementar o lançamento, O Boticário traz também a Emulsão Hidratante Insensatez Tropical. Além de proporcionar uma agradável sensação de frescor, a textura fluida do hidratante permite rápida absorção e intensa hidratação da pele, que merece todo cuidando antes, durante e depois da exposição ao sol. "Nosso objetivo é oferecer aos consumidores uma fragrância unissex, refrescante, sem deixar de ser marcante, porém na dose certa para os dias de muito calor", lembra Tatiana Ponce, Gerente de Mercado e Consumidor do Boticário.
Mais informações: 0800.413011 (chamada gratuita)

Cozido do Bar 10 se destaca nos almoços de domingo

Cerca de 70% dos clientes escolhem o prato durante as reuniões familiares. Para freqüentar a casa não precisa ser sócio
O cozido à moda pernambucana se consagrou nos almoços dominicais do Bar 10, no Caxangá Golf & Country Club, como o prato mais pedido pelos clientes nos últimos meses. A iguaria regional - preparada com variadas carnes, verduras e legumes - está sendo servida no estilo buffet, ao preço de R$ 20 por pessoa. “Cerca de 70% dos nossos clientes escolhem o cozido por ser uma refeição forte e que representa a farta mesa que normalmente rodeia as reuniões de família“, avalia a sócia Katiany Gomes.

Quando o assunto são as sobremesas, o Sorvete Frito (R$ 10) vem desbancando o Petit Gateau (R$ 12) há cinco semanas. “Ele é preparado com uma bola de sorvete de creme, que é envolvida com a mistura de farinha de milho e cereais, frita só para dourar. A decoração fica por conta da calda de chocolate e castanhas picadas”, explica Katiany.

Sobre o Bar 10 - Comandado pelos sócios Cristovão Jaks e Katiany Gomes, o restaurante foi inaugurado há quatro anos com a proposta de atender aos golfistas que freqüentam o local, mas logo ganhou destaque na cena pernambucana por sua culinária primorosa, conforto e clima campestre. Dividido em três ambientes, o Bar 10 dispõe de restaurante climatizado, charutaria e varanda, além de espaço para eventos fechados e apresentações artísticas. No cardápio, 37 pratos entre carnes, aves, massas e frutos do mar.

Serviço
Bar 10
Av. Caxangá, 5362, Iputinga (Caxangá Golf & Country Club)
Informações e reservas: (81) 3273.1010
E-mail: – bar10@terra.com.br



*Foto Ilustrativa

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dix Sept é opção de boa culinária francesa em Casa Forte

Camarão ao Gergelim

Comandada pelo Chef Mero Petribú, a casa quer propagar receitas que mesclam conceitos da França com pitadas de brasilidadeCulinária francesa contemporânea em pratos bem abastecidos. Tudo isso, ainda com uma boa pitada da mesa brasileira, que finalizam as receitas com um toque diferenciado. Essa é a proposta do Dix Sept, restaurante localizado no bairro de Casa Forte e sob a tutela do chef Mero Petribú.
Nascido em Pernambuco, e com cidadania franco-brasileira, Petribú revela, desde muito novo, ser apreciador da culinária da França, onde passou parte da infância. Dessa, assimilou diversos conceitos que se uniram as experiências profissionais em outros países, acrescida à própria criatividade. Além de conhecidos endereços gastronômicos franceses, como Les Terraces, em Lyon, e Le Petit Nice Passedat, em Marselha, o chef passou pelos renomados The Park Club, em Londres, e o Arvak, em Barcelona, que lhe renderam sólidas influências da cozinha inglesa e espanhola. De volta ao Recife, após oito anos de atuação na Europa e no Sudeste brasileiro, Mero Petribú abre o Dix Sept.
Entre as entradas, filezinhos de agulha envoltos em manga com geléia de limão e pimenta de cheiro; peito de pato finamente laminado ao molho de laranja e crocante de mandioquinha; e camarão ao gergelim acompanhado de mel-mostrada e shoyo. Entre os pratos principais, fartas opções de frutos do mar, massa, carnes e aves. Para os que preferem frutos do mar, a casa apresenta a lagosta recheada com redução de laranja, ratatouille e gengibre e o salmão crocante ao pistache acompanhado de mandioquinha na manteiga.
Se a idéia é se deliciar com carnes, o diferencial é o Carré de cordeiro com lentilhas francesas, molho de milho acompanhado de uma torre de berinjela e tomate ao forno, além do Pato assado ao próprio molho com cogumelos e arroz crocante. No menu ainda se sobressai o Medalhão de filet mignon ao molho de mostarda a l'ancienne e risoto de cogumelos ou ao molho Bearnaise com batata rústica. Finalizando a noite, o Dix Sept abre espaço para o nosso tradicional bolo-de-rolo, que vem torrado e servido com sorvete de goiaba e raspas de queijo do reino.
O chef Mero Petribú comandará a cozinha sozinho, mas na parte administrativa ele conta com o apoio dos sócios Marcelo Petribú, João Domingos Azevedo e Roberto Filho. Domingos, que é arquiteto, através do seu escritório Metro Arquitetura, é quem assina a paginação do espaço. Fixado em uma casa antiga, o projeto explora elementos já existentes do local, como os gradis de ferro, tapetes de mosaico e parede de alvenaria aparente. O arquiteto ainda pontua a execução de um ripado de madeira nas paredes para solucionar a questão da acústica dando mais comodidade à clientela. A utilização de várias cores nas forrações do mobiliário e intervenções artísticas da artista plástica Catarina Bivar utilizando espelhos antigos arrematam o visual do ambiente. O salão comporta 48 lugares, inclusive com mesas para grupos de seis ou oito pessoas. Há ainda um lounge na parte superior, para 20 pessoas, indicado para a degustação de comidas rápidas entre conversas e a apreciação de bons vinhos. E, por falar na bebida, o Dix Sept terá uma carta com 120 rótulos, armazenados em uma adega de vidro, montada no próprio salão, com capacidade para 300 garrafas.
Entre os destaques, os orgânicos produzidos no Chile, como os Emiliana; e o branco Dom Pedro de Souto Maior, espanhol da Rías Baixas. Toda adega do restaurante é abastecida pela Ingá Vinhos Finos.
Serviço
Dix Sept
Av. 17 de agosto, 1483, Casa Forte, Recife - PE
Fone: (81) 3269.1717

*Foto: Ana Helena Pinheiro

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TRATAMENTO ANTI-STRESS PARA OS FERAS

A maratona de estudos para o vestibular é bem puxada. São horas e mais horas na frente do livro ou nos cursinhos preparatórios. Na reta final, o melhor mesmo é fazer as revisões necessárias, mas sem esquecer de que estar preparado fisicamente e mentalmente para a prova é tão importante quanto ter estudado ao ano inteiro. Para chegar mais relaxado no dia da prova, a Natuclin – Clínica de Estética preparou um tratamento especial para os feras. O procedimento é uma massagem anti-stress com um banho de ofurô, com essenciais de camomila, erva doce e alfazema. O tratamento está com preço promocional para os vestibulandos (R$100,00). Para ter acesso a promoção é preciso apresentar a carteira de estudante ou o comprovante de inscrição no vestibular.
Serviço
Natuclin
Av. Beira Rio, 260, Ilha do Retiro, Recife - PE
Fone: 3445.9000

Franquias da Microlins profissionalizam e encaminham para o emprego

Profissionalizar e encaminhar para o mercado de trabalho. Esses são os objetivos principais da Microlins, escola de profissionalização que nasceu em Lins, interior paulista, há 17 anos e que em Pernambuco possui 31 unidades projetadas e 27 em operação. Quatro das 27 escolas pernambucanas estão sob o comando dos irmãos e sócios Cristiana, Carolina e Ruy da Fonte Porto Carreiro. A primeira escola do grupo foi aberta em Olinda, em 2002.

A Microlins tem cumprido papel importante neste segmento. Cristiana da Fonte diz que as unidades que administra com os dois irmãos, já encaminham 20% dos seus inscritos, sem compromissos, mas com orientações básicas, para empresas que mantém contatos com a franquia em busca de indicações. "São empresas parceiras que precisam de mão de obra especializada e aproveitam os alunos que aqui chegam e saem com uma profissão, prontos para atuarem em suas respectivas áreas", afirma.

A Microlins oferece mais de 40 cursos e em diversas áreas, como informática básica, montagem e manutenção de computadores e redes, inglês, desing e web com aulas de corew draw, photoshop, flash, HTML, dremweaver e projeto de desing; operador de caixa, atendimento a clientes e operador de telemarketing, rotinas administrativas, turismo e hotelaria, entre outros.

São cursos com duração entre 6 e 8 meses, com preços variando de R$ 130,00 a R$ 150,00. São mais de 2 mil alunos nas quatro unidades administradas pelos irmãos e sócios da Fonte Porto Carreiro. Mas, o diferencial é mesmo o encaminhamento para o emprego através da profissionalização.

Todas as unidades da Microlins e as franquias operadas pelos três irmãos (o grupo possui ainda unidades da Microlins em Jaboatão, no Centro, e duas no Recife, na Boa Vista e a mais recente inaugurada dia 15 último na Rua do Livramento, bairro Santo Antônio, ocupando casarão histórico tombado pelo Iphan e restaurado pelos empresários), mantêm programa de encaminhamento para emprego.

As unidades possuem uma Gerência de Encaminhamento para o Mercado de Trabalho, onde os alunos são preparados para ocuparem as vagas disponibilizadas. "Essa é uma das nossas preocupações. Preparar nossos alunos para que tenham chances no mercado. Temos uma lista de empresas parceiras que abrem as portas diariamente para esses jovens", acrescentou a sócia Carolina da Fonte.

Conforme a Coordenadora de Recursos Humanos da Microlins Boa Vista e Centro, Ana Paula Barreto, as empresas mantêm contatos diários com a escola em busca de candidatos. "Além dos cursos, os alunos passam ainda por aulas gratuitas de marketing pessoal, preparação de curriculuns e entrevista para emprego, além de oito palestras, também de graça, educacionais e motivacionais", acrescentou. Os candidatos são enviados para as entrevistas sem nenhum custo para as empresas.

Segundo balanço nacional da franquia, no mês de setembro a Microlins em Pernambuco foi o segundo Estado em encaminhamentos para emprego, perdendo apenas para Minas Gerais. Em produtividade, as escolas daqui então em oitavo lugar entre as mais de 700 unidades da franquia existentes no país.

"Cada vez mais temos procurado tornar nossos cursos atraentes para o mercado, encaminhando mais jovens e gente de todas as idades para ocuparem vagas de empregos que surgem todos os dias", assinalou o empresário Ruy Porto Carreiro Filho, que comanda com as irmãs as franquias Microlins Recife, Jaboatão Centro e Olinda.

Cursos sob encomenda - A Microlins também oferece oportunidades de cursos vips, que são aqueles que levam especializações para as empresas. "A Perdigão, Vale das Aves, Banco do Brasil e tantas outras, já nos procuraram, inscreveram grupos em busca de aperfeiçoamento para determinadas atividades", conta Cristina da Fonte.

A empresária lembra que existem também na Microlins cursos semanais gratuitos. "Àqueles que não sabem exatamente se querem este ou aquele curso, podem participar de uma aula gratuita, por exemplo, de preparação de caixa de supermercado, de telefonista, de telemarketing, entre outros e depois decidir o que cursar", orienta.

As unidades tocadas pelos irmãos Da Fonte Porto Carreiro movimentam em média 20 a 30 alunos por cursos e uma equipe de 150 funcionários, sendo 40 educadores.

Serviço
Microlins Recife Centro: Rua do Livramento, 21, Santo Antônio. Fone: (81) 2138.2222
Microlins Boa Vista : Av. Conde da Boa Vista, 1583, Boa Vista. Fone: (81) 3222.2295
Microlins Jaboatão Centro: (81) Av. Barão de Lucena, 406, Jaboatão dos Guararapes. Fone: (81) 3481.8100
Microlins Olinda – Av. Getúlio Vargas, 1646, Olinda. Fone: (81) 3429.8005

Apimentando sua receita

Elas atraem muitos olhares por terem formatos bonitos, coloridos e muito cheiro. Por outro lado, ainda são temidas por muita gente quando incluídas nos ingredientes de alguns pratos. Estamos falando da frutinha que provoca uma sensação de ardor na boca: a pimenta.
Difundido em todo o mundo, o condimento, considerado afrodisíaco, desde o século 16, tem entre os seus significados malícia e erotismo, por proporcionar uma intensa sensação de prazer depois de consumido. Esse condimento de sabor picante e de inúmeros tipos é bastante utilizado na culinária brasileira, seja em casa ou em restaurantes, na elaboração e decoração de pratos ou durante a refeição, para dar aquele sabor a mais.
Os frutos maduros são vermelhos, mas podem variar desde o amarelo, alaranjado, salmão e roxo até o preto. E os formatos podem ser alongados, arredondados, triangulares e quadrados, dependendo da espécie. No Brasil as mais consumidas são: a malagueta, dedo-de-moça e cumari. Cada uma ganha novos aromas e sabor, de acordo com o clima da região onde é produzida, e tempera os mais variados pratos.


Geléia de Pimenta Cambuci


Por despertar sensações fortes no paladar, os cozinheiros ensinam que, como todo condimento, é preciso saber usar. E sem exageros. A famosa malagueta, por exemplo, é perfeita para “esquentar” o acarajé e a feijoada. Enquanto que a pimenta do reino moída na hora cai bem em qualquer comida. A chefe do buffet Porto Fino, Rafaela Suassuna, dá a dica para quem quer preparar molhos vermelhos com a pimenta calabresa. “Para molhos de tomate (vermelhos) nunca utilize a pimenta do reino, sempre a calabresa moída, encontrada nos melhores supermercados do Recife”.

Para quem quer experimentar diferentes pratos com o uso da pimenta, a dica da chef é começar consumindo as menos ardentes como a cambuci, a biquinho e as de cheiro sem sementes. Os que preferem sabores mais picantes, a sugestão é comprar as com azeite, que proporcionam uma maior liberação de capsaicina (substância que provoca o ardido da pimenta). Outra opção é misturar chocolate com pimenta. Essa junção pode parecer exótica, mas, segundo os especialistas no assunto, rende pratos saborosos. Há ainda quem utilize a pimenta como um tempero do amor, um afrodisíaco. Então que tal aproveitar essas dicas e colocar a mão na massa? A seguir, uma receita de geléia de pimenta cambuci, usada no canapé de carpaccio com mostarda dijon, preparada pela chef do buffet Porto Fino, Rafaela Suassuna.

Geléia de Pimenta Cambuci

INGREDIENTES:
Pimenta Cambuci
1 kg de açúcar cristal
4 garrafas vinagre de vinho branco
MODO DE PREPARO: Abra a pimenta cambuci e limpe as sementinhas e a parte branca de dentro (onde ficam grudadas as sementes). Após abri-las, corte em quadrados bem pequenos.Coloque água para ferver sete vezes e lave a pimenta nessas águas ferventes.Toda a pele da pimenta irá desgrudar dela.Feito isso, coloque 1 kg de açúcar cristal para derreter. Quando chegar em ponto de caramelo, adicione o vinagre de vinho branco e as pimentas (que já estão em quadradinhos, sem pele e sem semente). Quando o cheiro do vinagre evaporar por completo, pode desligar o fogo e esperar esfriar.
Já temos a nossa geléia pronta!
Para o canápé de carpaccio, faça o seguinte:

INGREDIENTES:
Pão preto
Mostarda Dijon
Carpaccio de vitela
Pepino japonês
Geléia de pimenta cambuci
MODO DE PREPARO: Pegue as fatias de pão preto e passe uma leve camada de mostarda Dijon. Fatie o pepino japonês em finíssimas fatias e "cole-os" em cima do pão preto.Acima do pepino japonês, disponha fatias de carpaccio de vitela até "completar" o pão preto.Para decorar e dar aquele sabor especial, coloque a nossa geléia de pimenta cambuci em cima do carpaccio.Corte as bordas com faca afiada e depois em triângulos grandes.Sirva em bandejas decoradas com pimentas variadas em um petit comitê em casa. Você vai arrasar!
Serviço
Buffet Porto Fino Recepções
Rua Sant’ Anna, 65, Casa Forte, Recife - PE
Informações: (81) 3441.1708
*Foto: Kika Costa

Expansão sem fusões

Luiza Luck e Roberta Longman

Roberta Longman e Luiza Luck, criadoras da marca Diminuti, com loja única em Casa Forte e que desenvolvem sua própria linha de mobília infantil, ampliam seus domínios no universo infantil: adquiriram a loja Caracol, com cinco anos de mercado, na Rua Amélia, Graças. Mas as empresárias avisam que uma funcionará independente da outra e com as propostas já traçadas no mercado. Enquanto a primeira conta com produtos mais ousados, desenvolvidos pela própria Longman que é designer de móveis, a segunda continuará movimentando móveis, objetos e enxovais mais clássicos. A Diminuti é hoje a representante exclusiva, no Brasil, da linha Me Too, da poderosa e disputada italiana Magis.



*Foto: Gleyson Ramos

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Palestra, oficina infantil e grafitismo no IRB

A atmosfera veneziana retratada sob o ponto de vista barroco, captando a visão de pontos turísticos, ruas e canais da cidade de Veneza (Itália), vai dar o tom da 29ª edição do Projeto Peça a peça, que acontece neste sábado, 25, no Instituto Ricardo Brennand. É que a obra escolhida para ilustrar a iniciativa é o óleo sobre tela "Piazza San Marco", datado de 1723, do pintor italiano, Giovanni Antonio Canal, o Canaletto.

Paralela a esta atividade, o arte educador do IRB Carlito Person, ministra ao ar livre, em frente ao Museu Castelo São João, uma oficina de pintura em cavalete, para o público infanto-juvenil, dos 8 aos 10 anos. A garotada a partir da observação do quadro de Canaletto e de outras telas que retratam diversas paisagens e se encontram expostas no complexo cultural, vão usar a criatividade e reproduzir, ao seu modo, o que assimilaram.
Encerrando a programação, as pinturas de paisagens do século XVIII e do século XXI vão conviver na mesma instituição através do trabalho dos grafiteiros da Rede de Resistência Solidária do Recife, Galo e Evil. É que os profissionais, a partir das 16h, vão construir seus grafites na área externa do Castelo São João numa parede de madeira móvel. O grafiteiro Evil vai desenvolver seu trabalho através da expressão gráfica e Galo através de imagens figurativas.

Serviço
Projeto Peça a Peça
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, Várzea, Recife -PE
25 de outubro
A partir das 15h
Ingressos: R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia)
As terças-feiras a entrada é gratuita
Informações: (81) 2121.0352

Compota de Laranja pode ser encontrada na Casa dos Frios

Doces para lanche, para sobremesa e para comer "rezando" a qualquer hora. Assim é a Laranja Caramel, uma compota de laranja, sem líquido de cobertura, da Helomar, produzido á base de laranja, açúcar e xarope de glucose. Não contém glúten. Produzido em Brasópolis, Minas Gerais a compota é encontrada na Casa dois Frios ( Boa Viagem e rui Barbosa) , em formato de latinha que lembra marmelada, em bela embalagem de 525 gramas e custa R$ 15,80. O produto é exportado para vários países, razão epla qual sua capa e contra-capa de papel, bem trabalhada, oferece informações em português e inglês. Informações: (81) 2125.0000

CAMPOS DO JORDÃO APRESENTA O " NATAL DA MONTANHA" NA ABAVO

De hoje até sexta-feira o município de Campos do Jordão, em São Paulo, participará da 36ª edição da ABAV, que no Riocentro, no Rio de Janeiro, com estande próprio. Pela primeira vez o Destino que integra o Circuito Mantiqueira participará da ABAV divulgando o Natal na Montanha, que reúne toda a sua programação de fim de ano.
A ação capitaneada pelo CJRC&VB- Campos do Jordão e Região Convention e Visitors Bureau, sob batuta da Secretaria de Turismo Local, neste ano contará com diferentes atrações que vão desde cameratas, corais , show de luzes rítmicas no Portal da Cidade , a presépio animado por elementos animatrônicos que reconstituem o nascimento de Jesus Cristo. "Além é claro de shows Pirotécnicos e musicais", acrescenta Roselaine Dantas, gerente executiva do CJRCeVB.
Durante o Congresso da ABAV , Roselaine informa, que será distribuído aos agentes de viagem a 1ª Revista Institucional de Campos do Jordão, com informações de toda a programação de fim de ano, e também com informações sobre Hospedagens, Gastronomia, Atrativos Turísticos, histórias e curiosidades do destino considerado um dos mais concorridos do Estado de São Paulo, especialmente na estação de inverno. O estande de Campos de Jordão estará localizado na Rua 6 do Pavilhão 3.
Serviço
Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Frei Orestes Girardi, s/n, Estação Grande Hotel Capivari, Campos do Jordão - SP
Fone: ( 12) 3664.4422

Marrocos é revisitado em exposição fotográfica

Catorze imagens expostas na Artefacto Recife retratam a arquitetura marroquina, explorando, principalmente, o contraste de cores. Intitulada Sob o céu do Marrocos, a mostra fotográfica é a primeira do diretor de estilo da marca de móveis, Wair de Paula, que vem ao Recife para a noite de vernissage, na quinta, 23 de outubro, na loja, em Boa Viagem. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura dessa civilização tão cheia de histórias. Também na ocasião, será apresentado o novo show room da Artefacto.

Para montar a exposição, de Paula levou pouco mais de um ano. As fotos foram produzidas entre o final de 2006 e início de 2007 durante uma viagem a Marrakech, onde foi comemorar o Ano Novo. "Tenho amigos que possuem um belíssimo hotel na cidade. Através deles tive uma experiência absolutamente única de conhecer costumes e sutilezas daquele país com uma intensidade incrível". Para o diretor de estilo, o Marrocos sempre esteve em seu ideal estético por conta da profusão de elementos, cores e ornamentos. "Mas confesso que toda a minha expectativa foi superada logo no primeiro impacto", acrescentou.

Veio, então, a etapa mais demorada, a da seleção das fotos (inúmeras) e escolha do fio condutor da exposição: fazer com o expectador perceba que o Brasil e o Marrocos têm muito mais em comum do que se pode supor. "Entre os elementos que encontramos em ambos os países, o azul intenso do céu, os contrastes de luz e sombra e a estética resultante da soma de influências e culturas. Se eu conseguir passar o mínimo que for destes conceitos, estarei realizado", comenta.

Autodidata, Wair de Paula possui apenas cursos básicos de fotografia, mas demonstra imenso apreço pela arte. "Sempre consumi muitas informações de alguns artistas que considero mestre em fotografar, como o senegalês Seidou Keita, o francês Pierre Verger e o americano Peter Beard, cuja exposição sobre cemitérios de elefante, na África, até hoje permeia meu subconsciente". Atualmente ele está apaixonado pelo trabalho do espanhol José Manuel Ballester, que, segundo de Paula, consegue transformar espaços e arquiteturas em ambientes altamente desconcertantes. "Adoro também Ana Maria Mariani. Ela fez uma exposição na Bienal de São Paulo, há muito tempo, sobre as fachadas do Nordeste. Creio ter sido este o pontapé inicial para a minha admiração pela fotografia", revela.

SHOW ROOM – Ao mesmo tempo em que recebe a mostra de fotografias, a Artefacto celebra o lançamento do novo show room da loja, desenvolvido para o verão que se aproxima. Como tendência, a descontração no uso das cores, em especial os tons de azul com inserções de carmim. Entre os vários materiais utilizados, a fábrica de móveis apostou principalmente no aço, vidro, ébano e fibras em geral.

Os destaques ficam por conta do sofá Hong Kong, que oferece duas possibilidades de encosto com alturas diferentes; da mesa de jantar Eos, com um tampo de cristal flutuante; da mesa de centro Croix, desenvolvida com grafismo no tampo alternando microtextura e couro, e da mesa de centro Ellis, com tampo em espelho e base em microtextura.

Serviço
Artefacto
Rua Atlântico, 139, Boa Viagem, Recife - PE
Fone: (81) 3465.8182

“FEIRA DE HISTÓRIAS” ENCERRA O MÊS DAS CRIANÇAS COM ESPETÁCULO ESPECIAL

No sábado, dia 25 de outubro, encerrando a programação em homenagem ao mês das crianças, o projeto “Feira de Histórias” apresenta o espetáculo “No tempo da delicadeza”. Quem apresenta é a contadora de histórias Sandra Lane, ao lado do músico Vilmar de Oliveira. A abertura será comandada por JP (João Pedro Fredelli Machado), um menino de 11 anos, que conta anedotas como profissional. Promovida pelo Instituto Cultural Aletria, a apresentação começa às 11h e termina às 13h e é destinada ao público de todas as idades.

As histórias que serão apresentadas no espetáculo foram selecionadas para atenderem diferentes faixas etárias. Em vários momentos da apresentação, os artistas buscam a interatividade da platéia, envolvendo-a nas histórias, nas músicas e brincadeiras. Algumas histórias são contadas de forma alternativa, através de bonecos construídos a partir de objetos reutilizados, sonoros e sombras. Essa apresentação tem por objetivo encantar e fomentar na platéia o prazer de ouvir, criar e recontar histórias.

O projeto “Feira de Histórias” faz parte da revitalização da Feira Tom Jobim, a tradicional “Feirinha do Arnaldo” por situar-se na Av. Bernardo Monteiro com Av. Brasil, próximo ao Colégio Arnaldo. A iniciativa visa a diversificação e a ampliação do público visitante, que aumentou muito depois das apresentações semanais dos contadores de histórias. A entrada é franca e o projeto tem apoio cultural da COPASA.

O Instituto Cultural Aletria é parceiro da Associação dos Expositores da Feira Tom Jobim e tem o objetivo de preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil. É uma Editora e Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, promovendo cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos.

Serviço
“Feira de Histórias – "No tempo da delicadeza”
25 de outubro de 2008
Das 11h às 13h (Feira de Histórias) e das 13h às 17h (shows musicais)
Av. Bernardo Monteiro, s/n, Funcionários, Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3296.7903
Entrada Franca

Santa Clara agita inauguração da Planet Rosarinho

A academia Planet Fitness inaugura sua segunda unidade com uma super festa, regada a coquetel e o axé contagiante da banda Santa Clara, no próximo dia 28, no Rosarinho. E o melhor, quem aproveitar para efetuar a matrícula no abre, ganha 50% de desconto na primeira mensalidade.

Com as mesmas propostas da matriz, os empresários Diego Vasconcelos e Victor e Carlos Alberto Carvalho chegam por lá inovando: abrem a primeira climatizada do bairro, além de também investirem em profissionais capacitados, equipamentos da mais alta tecnologia e máquinas tubulares, que permitem alcançar melhor performance. “Novamente buscamos uma área que estava carente de academias com infra-estrutura moderna”, conta Victor.

A tecnologia se fará presente logo na matrícula, quando o Sistema Boss, criado pelo especialista Pierre Barbosa especificamente para esse ramo, dará as boas-vindas via e-mail e coordenará todo o dia-a-dia do novo aluno na academia. O acesso também não ficará por menos, será liberado através de reconhecimento digital. O empreendimento também oferecerá internet Wireless para seus alunos, sem nenhuma cobrança extra.

Com uma equipe de 15 professores, a academia contará com oito diferentes aulas: musculação, planet pump, planet local, planet step, planet mix dance, planet jump, planet combat e RPM. Devido à parceria com a Body System, que cria e coordena programa de atividades físicas na América Latina, as aulas de RPM, pump e jump vão seguir o mesmo padrão e serão atualizadas de acordo com a mesma programação exercida em outros estados do Brasil, além de países como Argentina, México, Chile e Colômbia. A Planet ainda disponibilizará estúdio de Pilates para os adeptos da prática milenar. Quem preferir, pode também optar por personal traineer.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 23h, e aos sábados das 8h às 12h. A academia Planet Fitness fica na Av. Norte, n. 2981, Rosarinho, Recife. Informações: 3242.7957.

Serviço
Planet Fitness Rosarinho
Av. Norte, 2981, Rosarinho, Recife - PE
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 5h30 às 23h
Sábado das 8h às 12h
Informações: (81) 3242.7957

domingo, 19 de outubro de 2008

Congresso de Direito debate os 20 anos da Constituição de 1988

A Faculdade Damas e a Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes da OAB/PE realizam, de 20 a 23 de outubro, o Congresso ESA/OAB-Damas de Direito Constitucional, com o tema "As Mudanças no Direito nos 20 Anos da Constituição". O evento será marcado por palestras com renomados juristas e professores, que abordarão diversos aspectos do assunto.

O Congresso ESA/OAB-Damas de Direito Constitucional será realizado das 19h às 22h, no Auditório Damas – entrada pela avenida Dr. Malaquias, bairro das Graças, em frente à Academia Pernambucana de Letras. O investimento será de R$ 50,00 (para advogados em dia com a Ordem e estudantes) e R$ 100,00 (para o público em geral).

Quem se inscrever no Congresso poderá comprar, a preços promocionais, os livros Curso de Direito Penal - Parte Geral, de Cláudio Brandão; Curso de Direito Constitucional, de Walber de Moura Agra; e Direito Constitucional, de Marcelo Novelino. Cada uma das obras terá o preço de R$ 42,00 para os participantes, bastando apresentar o boleto eletrônico pago.

Serviço
Congresso ESA/OAB-Damas de Direito Constitucional, com o tema "As Mudanças no Direito nos 20 Anos da Constituição"
De 20 a 23 de outubro
Auditório Damas
Avenida Dr. Malaquias
Investimento: R$ 50,00 (advogados adimplentes e estudantes)/ R$ 100,00 (público em geral)
InformaçõesESA/OAB: (81) 3224.7282/ 3224.2425
E-mail: secretariaesa@smartsat.com.br
Faculdade Damas: (81) 3426.5026
E-mail: faculdadedamas@faculdadedamas.edu.br

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Prova de vinhos e azeites Esporão-Crasto movimentam o Recife

O Recife acolhe o Road Show Esporão-Crasto com uma degustação de 23 rótulos de vinhos e seis azeites das marcas portuguesas produzidas pelas diferenciadas Quintas, a Herdade do Esporão e Crasto. O evento reúne cerca de 300 selecionados convidados – especialistas do segmento, jornalistas, parceiros, etc e um público pagante, seguindo o mesmo formato de outras realizações já realizadas com sucesso. A degustação acontece nesta terça-feira, dia 21, no JCPM, das 16h30 às 22h.

Para acompanhar a prova, os organizadores, a LD Importação e a Concept Wine, trazem de Portugal, dois reconhecidos enólogos: Luiz Patrão e Tomás Roquette, da Esporão e Crasto, respectivamente. Também estarão presentes João Roquette, diretor da Qualimpor e João Palhinha, responsável comercial da Finagra, pelo mercado brasileiro e Tiago Soares, diretor comercial e de Marketing da Qualimpor e os sócios nos negócios da LD-Importação/Concept Wine, Licínio Dias e Edmário Lins. A Qualimpor é a empresa portuguesa responsável pela exportação das marcas Crasto e Esporão para o Brasil.

A prova oferecerá ao público participante rótulos especiais da Esporão-Crasto, tendo em vista não somente qualidade, mas também aqueles que mais vendem e que caíram no gosto dos consumidores mundo afora. Ganharão destaque os mais representativos em nossa região e várias novidades, algumas em primeira mão. Serão degustados desde rótulos indicados para o dia-a-dia, para todo tipo de consumidor e de bolso. A prova Esporão/Crasto apresentará vinhos variados, numa faixa que começa de R$ 20,00 e se estende a outros valores de mercado como o Alandra, Monte Velho, Flor de Crasto e Crasto Douro que custam em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00 e que incluem varietais do Esporão, como as linhas Vinha da Defesa e Reserva. Para os consumidores mais exigentes, a prova oferece a linha Private Selecition do Esporão e Crasto Reserva, entre outros vinhos que custam mais de R$ 100,00.

O Esporão Garrafeira 2004 ou Private Selection, por exemplo, chega à mostra pela primeira vez. Trata-se do vinho top da Herdade do Esporão, do qual foram produzidos apenas 40 mil garrafas no ano daquela safra.Os recifenses também poderão degustar, nesta próxima terça, durante a prova, o Flor de Crasto 2005. O vinho não existe no mercado português. Foi elaborado por solicitação do importador brasileiro e hoje apenas pode ser encontrado no Brasil, Canadá e Noruega. E ainda estará presente na prova, entre os 32 vinhos apresentados, o Xisto 2004, fruto da parceria da família Roquette com Jean Michel Cases, proprietário, entre outros, do famoso Chateau Lynch Bages, de Bordeaux.

Realizadores - A prova é uma realização da LD (Licínio Dias Importação) em parceria com a Distribuidora Concept Wine, no Recife e em Fortaleza com a EBD. A LD – Licínio Dias Importação é uma empresa especializada em importação e representação de marcas globais no Norte e Nordeste, situada na Paraíba, onde faz distribuições de seus produtos, elegendo parceiros para trabalhos conjuntos em outros estados e a Concept Wine, empresa pernambucana que trabalha com vinhos importados da LD e outros produtos de empresas como a Vinci, Sucos Sufresh, Cerveja Cerpa, LVMH (Louis Vitton Moet Henessy, o maior grupo de marcas de luxo do mundo, Suco Juxx, Grupo Franco–Suissa/Masson-Latife, Iracema, Qualimpor, Portus Calle ( Quinta da Bacalhôa, etc).

A Qualimpor é uma empresa portuguesa, criada em 1995 para importar e distribuir no Brasil os vinhos da Herdade do Esporão, localizada no Alenjo/Portugal. Após dois anos passou a importar também os azeites da mesma marca. E já em 2002 começou a trazer para o mercado brasileiro os vinhos da Região do Douro, produzidos pela Quinta do Crasto.

A Herdade do Esporão é atualmente o maior exportador de vinhos portugueses de qualidade, marcado presença em mais de 60 paises. O Brasil é o terceiro país que mais importa vinhos e azeites da Esporão, atrás de Angola e dos Estados Unidos. A Quinta do Crasto atua no segmento Premium de vinhos. É voltada para a exportação e o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de maiores importadores de vinhos da Quinta do Crasto, atrás dos Estados Unidos, Inglaterra e Suíça. A Herdade do Esporão produz anualmente cerca de 14 milhões de garrafas, enquanto o Crasto tem uma produção anual de cerca de 800 mil garrafas.

A linha Esporão Reserva é a imagem da empresa. São vinhos com estágio em madeira, de parcelas de vinhas mais selecionadas. Situam-se numa faixa de qualidade Premium e um ótimo custo benefício no segmento de reservas. Com aromas complexos de frutas maduras, bem integradas com madeira e normalmente mais encorpados. Já o Crasto reserva, também no segmento Premium é um vinho elaborado, a partir de vinhas com mais de 70 anos de idade. “É um vinho encorpado,com grande intensidade aromática, característica do Douro. Tem conquistado inúmeras notas acima de 92 pontos pelos principais críticos internacionais, nomeadamente Wine Spectator e Robert Parker. Apresenta uma ótima complexidade aromática”, afirma o especialista.

Azeites também à prova

“Todos ao azeites Herdade do Esporão são elaborados em lagar próprios com azeitonas provenientes dos melhores olivais da zona do Moura, no Alentejo”, explica Tiago Soares, lembrando ainda que a sua localização, junto á zona demarcada de produção, de azeitonas de qualidade do baixo Alentejo, permite assegurar a qualidade da matéria prima, reunindo um núcleo dos melhores olivicultores da região.

Segundo Tiago Soares os azeites Herdade do Esporão foram criados para diferentes momentos de consumo: Azeite DOP Virgem Extra e Azeite Dop Private Selection “por filtrar”, são duas preciosidades obtidas por azeitonas selecionadas para a Denominação de Origem Protegida. Garantem o sabor genuíno da tradição dos azeites de Moura, comum acidez baixa que lhe confere o sabor intenso e o aroma frutado. Os azeites Galega e Cordovil, variedades tipicamente alentejanas, foram criados para apreciadores exigentes, e são elaborados apenas com a variedade das azeitonas que lhes dão o nome. Para compor um galheteiro, são produzidos um azeite de baixa acidez e um vinagre de vinho tinto envelhecido em carvalho, engarrafados em bonitas ânforas.

Perfil Herdade e Esporão e Crasto - Em pleno coração do Alenjo, 180 quilômetros de Lisboa, em Requengos de Monsaraz, a Herdade do Esporão foi adquirida pela Finagra, em 1973, com o principal objetivo de produzir vinhos de grande qualidade. Em 1975, a Herdade foi intervencionada pelo Estado e só em 1979 devolvida, permitindo à Finagra prosseguir a plantação das vinhas, seguindo assim sua primeira etapa de um amplo projeto. A moderna adega , referência no segmento, foi construída em 1987. Em 1989, lançou seu primeiro vinho, Esporão. O rótulo é considerado um dos melhores vinhos portugueses. Três anos depois, surgiram os vinhos Monte Velho.

Em 1995, depois dos vinhos já estarem sendo comercializados, novos investimentos. Foi iniciado o plantio de uma nova área de vinha, renovou-se a existente e instalou-se um sistema de rega gota-a-gota em toda a vinha. Em paralelo construída uma barragem com 100 hectares de área submersa. A Compra da Herdade dos Perdigões com 190 hectares de vinha, a construção da Casa do Enoturismo, a expansão da adega e a aquisição de um moderno lagar para a produção de Azeites Virgens Herdade do Esporão são as mais recentes apostas da empresa.

A Quinta do Crasto fica situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão. É uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas. Com localização privilegiada na Região do Douro, é uma propriedade da família de Jorge e Leonor Roquette há mais de um século. O nome Crasto deriva do latim castrum, que significa um forte Romano fortificado.


Mostra traz ao Recife filmes que discutem os Direitos Humanos

A 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega ao Recife

Temas, valores e questionamentos que acendem a discussão sobre os Direitos Humanos. É esse o objetivo da 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que chega ao Recife nesta segunda-feira, 20. Durante uma semana, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, serão exibidos filmes concebidos na realidade latino-americana e que questionam exatamente essa realidade. Até 06 de novembro, a programação será exibida ainda em outras 11 capitais brasileiras. A Mostra é promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e, no Recife, conta com a coordenação da Secretaria Executiva da Justiça e dos Direitos Humanos (SEJUDH).

Neste ano, a seleção das obras tem como interesse também celebrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para as instituições organizadoras do evento, o cinema – e a cultura de um modo geral – é uma das formas encontradas para debater os direitos humanos. Por isso, a seleção de filmes para compor o evento é, na verdade, uma miscelânea de olhares sobre a sociedade de países como Brasil, Uruguai, Argentina e México, entre muitos outros.

De acordo com o titular da Secretaria Executiva da Justiça e dos Direitos Humanos (SEJUDH), Rodrigo Pellegrino, a promoção dos Direitos Humanos é tão importante quanto a proteção desses Direitos. "Essa Mostra se insere no caráter de promoção dos Direitos Humanos e deve sensibilizar para o tema através de diversas produções cinematográficas", acredita.

A curadoria da mostra está a cargo do produtor cultural Francisco César Filho que buscou montar uma seleção contemporânea do cinema sul-americano e, principalmente, fazer uma retrospectiva da produção cinematográfica nesses 60 anos de Declaração dos Direitos Humanos. Vale destacar que, nas obras contemporâneas, além dos convites feitos pela curadoria, houve uma convocatória pública.

O resultado foi um total de 182 trabalhos inscritos, de 11 países e de 12 estados brasileiros. Destes, 11 trabalhos serão exibidos. Com isso, a Mostra traz uma seleção ainda mais democrática. Ou seja, ao lado de diretores consagrados como o argentino Fernando Birri e o espanhol Luís Buñuel, estão cineastas mais recentes como o brasileiro Fernando Meirelles.

E se o intuito é valorizar os direitos humanos, a Mostra terá somente exibições gratuitas, além de todas as sessões serem legendadas em português para pessoas com deficiência auditiva e alguns filmes terão áudio-descrição, para atender aos deficientes visuais. A 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul tem produção da Cinemateca Brasileira e do Sesc, patrocínio da Petrobras, e apoio do Ministério das Relações Exteriores e TV Brasil.

Serviço
3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
De 20 a 26 de outubro
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife - PE
Entrada Gratuita
Informações: (81) 3073.6767
Site: www.cinedireitoshumanos.org.br

Prazer sem culpa na Emporium Deli

Começar um regime sempre é sinônimo de abdicar de doces e biscoitos, certo? Errado!
Basta passar em frente às prateleiras de produtos lights e diets para saber que é possível ter uma alimentação saudável e balanceada sem deixar de desfrutar dos prazeres que lanches e sobremesas proporcionam.Na Emporium Deli, há uma seção específica para esses produtos, que não deixam nada a desejar às versões mais calóricas. Da marca Delakasa destaca-se a linha diet de doce de leite, entre eles a versão com chocolate, com apenas 25 calorias em cada 20 gramas, além das opções cocada com abacaxi (18 kcal em 20g) e cocada cremosa (21 kcal em 20g).
Para acompanhar bolachas, a dica é a geléia de morango, que conta com apenas 3,9 kcal por 25g do produto, e teor de gordura zero.Entre os biscoitos diets disponíveis na Emporium Deli, o Doce Vida, waffer recheado sabor morango. Se a busca é por sabor e fibra, a dica é a linha Nutring, nas versões banana e canela, açaí e frutas vermelhas. Para acompanhar, a delicatessen ainda oferece uma extensa variedade de chás. Sem dúvida, a balança não irá reclamar.
Serviço
Emporium Deli
Av. Eng. Domingos Ferreira, 3814, Boa Viagem, Recife - PE
Fone: (81) 3326.9587/ 3326.7417

Novidades na Conceito

Colar atemporali da designer Vânia Nielsen


Inaugurada em dezembro de 2005, a Conceito sempre apostou em diversas marcas arrojadas do Brasil. Apostando no design de moda, a multimarca oferece produtos praticamente exclusivos, respeitando sempre a atemporalidade das peças. As novidades nas araras da loja ficam por conta das designers Vânia Nielsen e Maria Oiticica. Esta última se inspira na arte indígena para criar peças exclusivas a partir de matérias-primas naturais. Enquanto a primeira aposta na combinação de formas e cores.

A história da mineira Vânia Nielsen como designer começou em 2003, quando a então dentista deixou seu trabalho e abriu duas lojas de acessórios. Foi aí que a criação de peças começou a suprir tudo o que faltava ao seu modo de ser e de trabalhar. Nasceu assim a marca, batizada com seu nome. Atemporais, suas peças têm como característica os detalhes e a riqueza na combinação de materiais e formas, que acentuam a feminilidade e jogam com as formas das próprias mulheres que as utilizam. São colares, brincos, pulseiras, cintos e uma infinidade de brilhos construídos artesanalmente a partir de pedras naturais agregadas a pérolas, metais, cristais.

O ponta-pé inicial de Maria Oiticica no mundo do design foi uma pulseira desenvolvida por ela para presentear uma amiga, em 2002. Ela, então, se apaixonou e nunca mais parou. A partir de trançados indígenas, resíduos florestais, como sementes, cascas de árvores e fibras da Amazônia, além de couro e escamas de peixe, a designer lança um olhar pessoal para a valorização da natureza. Ela costuma dizer, que "semente é vida e que é o maior valor que alguém pode usar". A artista produz pulseiras, anéis, colares e adornos diversos com um toque contemporâneo. Por serem criadas a partir de elementos naturais, portanto sujeitos a alteração na cor, forma e textura, suas peças são exclusivas.

Serviço
Conceito
Shopping Paço Alfândega
Rua da Alfândega, 35, lj. 117, Bairro do Recife, Recife -PE
Fone: (81) 3224.3291

Cartola da Applebee’s recifense é imitada na franquia da Austrália


Há quem adore cartola como sobremesa. Mas a cartola no skillet da Applebee’s chegou para ficar. A tradicional sobremesa nordestina, feitas com base de bananas assadas na manteiga com o regional queijo de manteiga e que recebem generosas camadas de açúcar e canela, entrou há pouco mais de um ano no cardápio da franquia americana, com único restaurante a funcionar em nossa cidade, no Shopping Recife.

E chegou à mesa dos freqüentadores do restaurante com um diferencial que somente acrescentou mais qualidade a cartola local, símbolo de nosso cardápio de sobremesas: depois de pronta ela vai ao skillet, chapa de ferro quente e ali é servida, mantendo a temperatura quente a cartola no ponto, com o queijo derretido. A adaptação foi tão bem aceita que a cartola da unidade da franquia recifense está sendo estudada e poderá integrar também o cardápio da rede na Austrália. A dica vale ser conferida. O preço sai por R$ 11,90.
Serviço
Applebee’s
Diariamente das 12h às 23h
Shopping Recife
Informações: (81) 3326.6579

*Foto: Gonzalo Parra